Obituário

Morre o lendário guitarrista Eddie Van Halen aos 65 anos

Junto ao irmão, Eddie Van Halen foi um dos fundadores da banda Van Halen. Entre os maiores sucessos da banda está a música 'Jump'

Correio Braziliense
postado em 06/10/2020 17:14 / atualizado em 06/10/2020 17:25
 (crédito: : Kevin Winter/Getty Images North America/Getty Images Via AFP/Arquivo)
(crédito: : Kevin Winter/Getty Images North America/Getty Images Via AFP/Arquivo)

Morreu, nesta terça-feira (6/10), o lendário guitarrista Eddie Van Halen, aos 65 anos. Fundador do grupo Van Halen, ele morreu após uma longa batalha contra um câncer na garganta.

A informação foi confirmada pelo filho do músico nas redes sociais. "Não acredito que tenho de escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele era o melhor pai que eu poderia ter pedido", escreveu Wolfgang Van Halen.


Segundo o site TMZ, Van Halen estava internado no Hospital St. John, em Santa Monica, nos Estados Unidos. O câncer dele se transferiu para o cérebro e para outros órgãos, o que complicou o quadro de saúde.

Ainda conforme informações do portal, o músico enfrentava a doença há cinco anos e, frequentemente, viajava para a Alemanha em busca de tratamento. O guitarrista teve outros problemas de saúde no decorrer da vida, como outro câncer, porém localizado na língua, no início dos anos 2000. Em 2002, foi anunciado que ele estava completamente curado.

O guitarrista nasceu em Amsterdã, na Holanda, e se mudou ainda criança para os Estados Unidos. A banda norte-americana Van Halen foi fundada por ele e pelo irmão Alex, em 1972. Um dos maiores sucessos da banda é a música Jump, lançada em 1984.

Em recente entrevista ao New York Times, publicada em julho deste ano, o vocalista do Van Halen, David Lee Roth, compartilhou que não sabia se o guitarrista voltaria a fazer turnês algum dia. O grupo estava parado desde 2015, com o lançamento de Tokyo Dome Live in Concert, primeiro disco ao vivo com a presença do cantor Roth.

Na época, circulava pela internet rumores sobre o estado de saúde de Eddie Van Halen, que estava fora dos palcos desde 2015. Contudo, o próprio músico nunca se pronunciou sobre o assunto. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação