PROGRAME-SE

Brasília, capital da leitura

Pedro Ibarra*
postado em 06/10/2020 20:31 / atualizado em 06/10/2020 22:01
 (crédito: Cícero Bezerra/Divulgação)
(crédito: Cícero Bezerra/Divulgação)

Há seis anos, a Jornada Literária do Distrito Federal traz a Brasília grandes nomes da literatura nacional para compartilharem conhecimento e transformarem a cidade, por um tempo, na capital da leitura. Em outubro, o evento apresenta Renato Moriconi, artista plástico, autor e ilustrador com foco em livros infantis, ele abre o mês com uma palestra, hoje, às 9h30 no Canal da Jornada Literária do Distrito Federal no YouTube e Facebook.

“A jornada promove a literatura nacional, constrói uma ponte entre quem cria e quem lê, permitindo diálogos que de outra forma não sei se seriam possíveis”, explica Renato Moriconi. “É uma celebração à literatura, ao pensamento crítico, à criação”, completa o autor, que ministra a palestra de hoje.

Renato Moriconi é um multipremiado autor de livros infantis, tendo publicado em vários países. Em 2018, o livro Bárbaro, de autoria dele, entrou em duas listas norte-americanas de livros infantis devido às ilustrações não tão convencionais. O escritor e ilustrador faz na Jornada Literária uma palestra sobre como ler imagens como se fossem textos. “Irei expor parte do que acredito ser o papel das imagens na criação e na comunicação dos livros, em especial dos infantis, apresentando obras de artistas plásticos antigos e contemporâneos”, explica.

Esta será a segunda rodada de palestras do evento, iniciado em 15 de setembro e com encerramento em 9 de novembro. Ainda este mês, no próximo dia 21, a jornalista Ana Miranda apresenta a trajetória que teve com os livros de ficção na conferência Como eu descobri o livro e a leitura, aberta ao público. A jornada é realizada por João Bosco Bezerra Bonfim e Marilda Bezerra e foi patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), com apoio da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho. Esta será a primeira edição virtual do evento, geralmente realizado em Sobradinho.

O projeto visa dar ao público um novo contato com a leitura e uma maior importância aos livros. “A leitura de textos literários inaugura, em nós, novas formas de ler o mundo que nos cerca e a nós mesmos”, pontua Moricone. “Penso ser esse um dos caminhos para o desenvolvimento de indivíduos e de uma sociedade saudáveis”, acrescenta.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

 

6ª Jornada Literária do Distrito Federal
Hoje, 9h30. Canal da Jornada Literária do Distrito Federal no YouTube e Facebook. Acesso gratuito. Livre para todos os públicos.

 

 

 

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação