Dia das Cianças

Mundo Bita e Galinha Pintadinha apresentam novidades no Dia das Crianças

Sucesso entre os pequenos, os canais infantis são conhecidos por celebrar a música brasileira em formato infantil

Adriana Izel
postado em 12/10/2020 09:29 / atualizado em 12/10/2020 09:43
 (crédito: Mundo Bita/Divulgação)
(crédito: Mundo Bita/Divulgação)

Por sermos seres musicais desde a experiência na barriga das mães, quando escutamos os sons do corpo das matriarcas, a música tem um papel importante no desenvolvimento infantil. Seja na educação, seja na identidade cultural. A partir desses princípios surgiram há alguns anos dois projetos voltados para o público mirim em que a música é o grande mote. Ambos são brasileiros, têm milhões de visualizações no YouTube e já alçam voos para além do território do país: a Galinha Pintadinha, criada em 2006; e o Mundo Bita, nascido em 2011.

Idealizado pelo cantor e compositor Chaps Melo, o Mundo Bita nasceu no Recife, nos estúdios da Mr. Plot, produtora de conteúdo fundada ao lado dos sócios João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, todos já com a experiência de serem pais. O que era para ter sido um livro digital acabou se tornando num projeto de música infantil. “A nossa base é a música. O primeiro conteúdo é sempre a música, depois vão se desenvolvendo as outras partes”, explica Melo.

Websérie Imagine-se do Mundo Bita
Websérie Imagine-se do Mundo Bita (foto: Websérie Imagine-se do Mundo Bita)

Ele diz que o projeto nasceu de forma amadora e intuitiva, mas com o objetivo de mostrar a força e o poder da música para as crianças. “Primeiramente, é um ponto forte de educação e ensino, depois permite que a criança acesse identidades culturais, passeando pelos vários estilos. Só isso aí já é uma forma de educação”, avalia o responsável pelas composições.

Com sucessos como Fazendinha, Que saudade que eu tô e Viajar pelo safari cantados por Bita (o apresentador do circo de bigode ruivo), os vídeos levam a criançada à loucura e ficam na cabeça tanto dos pequenos, quanto dos pais. A originalidade e a linguagem são os principais diferenciais do projeto musical. “A gente não pensa na música limitando o raciocínio da criança, menosprezando a forma de pensar dela. No começo, até isso tenha sido uma barreira, devido aos produtos musicais infantis serem tão dentro de uma caixinha. Mas, no final das contas, virou nosso segredo, a forma de comunicação que a gente tem com as crianças. A forma como a gente escreve nossas poesias e textos, sempre com um tema para ser explicado dentro daquele universo”, completa Chaps Melo.

Por causa do Dia das Crianças, celebrado nesta segunda-feira (12/10), o Mundo Bita preparou uma programação especial, que começou no último dia 2 com o lançamento do single e clipe Querida chupeta, bye-bye. Nesta segunda, o canal ganha uma série, intitulada Imagina-se. No próximo dia 23, será lançado o clipe da versão de Festa na lagoa, com o grupo de samba Casuarina. Vale lembrar que nomes como Milton Nascimento e Alceu Valença também já gravaram com o projeto. No dia 30, o Mundo Bita lança o Estúdio Bita, em que Chaps Melo fará um pocket show especial ao lado de uma banda. “A gente não ficou fora dessa onda das lives, fizemos duas comigo cantando e os shows presenciais não são comigo. Então, ficava essa cobrança e veio essa ideia da lives. Então, o Estúdio Mundo Bita vai unir esse desejo dos fãs”, revela.


Celebração aos clássicos

Também foi a partir da música que surgiu a ideia da Galinha Pintadinha, criada por Juliano Prado e Marcos Luporini. Os amigos queriam celebrar o cancioneiro infantil, mas de uma forma diferente. Assim, veio a ideia da animação, que tem a galinha cantando músicas que ultrapassaram gerações como Dona Aranha, Pintinho amarelinho, Sambalelê e Borboletinha.

“Esse repertório que a gente trabalha já tinha sido muito trabalhado em vinil, disco, fita cassete, por Xuxa e outras artistas, mas nunca tinha sido usado em desenho animado. A gente acabou tendo essa inovação e trazendo essa linguagem que era nova e que se encaixou com os meios digitais que estavam surgindo”, comenta Prado.

Para ele, o motivo do sucesso é realmente esse: a força das músicas. “Elas tiveram um papel muito importante para que o público conhecesse a Galinha Pintadinha. Porque são músicas que os pais sentem vontade de ensinar aos filhos. Também tem a linguagem colorida e a nossa entrada nas mídias digitais”, completa o criador.

Novo clipe da Galinha Pintadinha com Sidney Magal
Novo clipe da Galinha Pintadinha com Sidney Magal (foto: Galinha Pintadinha/Divulgação)

Atualmente, com vários conteúdos, como séries e shows, a Galinha Pintadinha celebra, nesta segunda, o dia dos pequenos com o lançamento da versão de Meu sangue ferve por você gravado em parceria com Sidney Magal, intérprete da clássica canção. Será divulgado o clipe no canal do YouTube e a versão em áudio nas plataformas digitais. Além disso, o projeto ganhará em breve uma série de vídeos de contos clássicos contados pela Galinha Pintadinha ao Pintinho Amarelinho. Na lista, histórias como Chapeuzinho Vermelho e Três porquinhos. “O nosso mote sempre foi trabalhar os clássicos da música, e agora dos contos. Queríamos ser uma referência dos clássicos brasileiros”, admite Prado.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.