Entretenimento

Jogos digitais serviram como forma de interação na pandemia

Na quarentena, atrações como 'Among us', encurtaram as distâncias pelo meio virtual aparecendo como uma alternativa de entretenimento

Pedro Ibarra*
Paula Barbirato*
postado em 14/10/2020 08:45 / atualizado em 14/10/2020 19:12
 (crédito: InnerSloth/Reprodução)
(crédito: InnerSloth/Reprodução)

À medida em que alcançam maior popularidade, os jogos digitais enfrentam visões que conservam estereótipos antigos. No entanto, o meio virtual se apresentou como um tipo de escape para pessoas durante a quarentena e passou a ser uma das principais formas de interação social, como também de entretenimento. Um exemplo foi o game Among us que, embora tenha sido lançado em 2018, estourou nas últimas semanas e bateu a marca de 100 milhões de downloads.

O jogo consiste em entrar em um mapa com um grupo de até 10 jogadores, composto por tripulantes, responsáveis por realizarem tarefas, e impostores, que precisam sabotar tudo. Um lado deve descobrir quem sabota, o outro deve manter a identidade secreta e bagunçar o sistema.

Em um determinado momento do jogo, ocorre uma reunião para os tripulantes discutirem quem é o sabotador. Por isso, outro aplicativo que as pessoas baixaram junto ao Among us foi o Discord, que permite chamadas de voz em grupo e facilita toda dinâmica. Rafaella Santos, 24 anos, começou a jogar o game na quarentena e comenta que isso “torna tudo mais engraçado, porque você tem que fingir outra voz também”.

 

Rafaella Santos é uma das pessoas que apostou nos jogos digitais na quarentena
Rafaella Santos é uma das pessoas que apostou nos jogos digitais na quarentena (foto: Arquivo Pessoal)

 

Sucesso

As lives dominaram o cenário das redes sociais com a quarentena e, nas últimas semanas, PewDiePie, youtuber cujo canal é o segundo maior do mundo, com mais de 107 milhões de inscritos, fez transmissões ao vivo enquanto jogava Among us. Felipe Neto e Cellbit, youtubers brasileiros também. Diante disso, o coordenador do curso Jogos Digitais do Instituto de Educação Superior de Brasília, Felipe F. Costa, analisa como um “efeito cascata”, que reuniu novos adeptos ao jogo.

 

Youtuber PewDiePie
Youtuber PewDiePie (foto: AFP / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / John Lamparski)



Na mesma direção das plataformas de streaming, a Twitch, criada em 2011, teve um aumento nas lives e de espectadores no período de quarentena. No início de outubro, o jogador de futebol Neymar estreou com canal próprio e transmitiu jogatinas ao vivo de Counter strike, game de tiro em primeira pessoa, e de Among us. Na estreia, o esportista teve um público de 110 mil pessoas.

Isabella Farage, 21 anos, vive o isolamento social completo há mais de sete meses e compartilha que conheceu o jogo pela rede social Twitter. Ela fez o download de Among us e ressalta, além da fácil jogabilidade, jogar com muitas pessoas, em grande parte, amigos. “Na minha cabeça, ele foi feito para quarentena. Como uma forma das pessoas se encontrarem virtualmente”, complementa Rafaella Santos.

Felipe F. Costa, ao observar o crescimento dos jogos virtuais, ressalta que é uma área que não necessita de um espaço fixo e presencial para ser executado. Ao contrário, o convívio é on-line. Percebe, assim, que a quarentena “formaliza o quanto jogos digitais podem se tornar um importante fator de interação social em casos de isolamento total, e isso quebra alguns paradigmas que existiam referente a eles.”

Além do preconceito

“No Brasil temos o costume de congelar alguns conceitos, um deles é o de jogos digitais serem prejudiciais para as crianças e jovens”, explica Soraya Pereira, psicóloga especialista em crianças, adolescentes e orientação de pais e responsáveis. “As novas gerações não estão acostumadas com o jogo como algo ruim, para eles é um mundo lindo”, pontua a profissional. Para a especialista, por meio dos jogos on-line, crianças e adolescentes encontraram uma linguagem comum e uma forma de socializar, muitas vezes melhor do que pessoalmente.

As famílias parecem estar aceitando melhor os videogames para Soraya. De acordo com a psicóloga, o fato de todos terem que estar mais presentes virtualmente ajudou neste processo. “A escola passou a ser on-line, o trabalho passou a ser on-line, mesmo sem que as pessoas tivessem preparadas para isso”, ressalta a especialista. Para ela, o problema com os jogos é geracional e aos poucos o preconceito diminuirá.


Outros jogos de sucesso na quarentena

Fall Guys
Um dos primeiros sucessos dos tempos de quarentena foi Fall Guys. O jogo classificado comumente como “uma mistura de Olimpíadas do Faustão com Battle Royale” teve que trocar de servidor após mais de um milhão de novos jogadores baixarem o game em uma promoção da Playstation Store. Fall Guys é on-line e os jogadores precisam passar por pistas de obstáculos até que reste apenas o campeão. Os bonecos coloridos e desengonçados podem ser jogados no Playstation 4 ou computador.

Garena Free Fire
Mais um battle royale de tiro, o Free Fire, como é chamado, é um game para dispositivos móveis, celulares e tablets, compatível para Android e IOS. O jogo funciona no mesmo sistema de Fortnite, com o último jogador sobrevivente na partida coroado como vencedor. O visual é inspirado em PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), outro famoso battle royale.

FIFA
Franquia que lança games desde 1993, é uma das principais de esportes ao lado do PES e do NBA 2K. Foi o FIFA 20 o responsável por dar um gostinho do futebol para os fãs enquanto os campeonatos do mundo todo estavam parados por conta da pandemia. O jogo pode ser jogado on-line e off-line e está disponível para todos os consoles da nova geração e computador. O Ultimate Team, modo de montagem de elencos em que usuários compram jogadores com moedas virtuais, é o mais famoso do game. O novo jogo da franquia, FIFA 21, foi lançado na sexta-feira última.

 

Visual de Travis Scott no jogo Fortnite
Visual de Travis Scott no jogo Fortnite (foto: Epic games/Divulgação)

 

Fortnite
O game gratuito mais famoso do gênero battle royale, em que apenas um sai vencedor, ganhou mais usuários nos tempos de quarentena. Também de tiro, o jogo tem versões em todos os consoles e computador e vem desde 2019 fazendo sucesso entre jovens. O jogo tem até o próprio campeonato mundial. O sucesso foi responsável pelos eventos virtuais Festa Royale, em que artistas fazem shows dentro do game. Nomes como Travis Scott, BTS, Steve Aoki e Anderson Paak se apresentaram virtualmente.

Gartic
Um game de adivinhação on-line, grupos se juntam em salas e precisam descobrir o que está sendo desenhado por um dos jogadores na rodada. Cada rodada, um participante desenha. O jogo simples para computador muitas vezes não tinha salas virtuais disponíveis para todos que queriam jogar. Outro neste molde que também teve o site movimentado foi Stop, uma adedonha on-line.

Counter Strike
Outra série de jogos antiga, com primeiro lançamento 1999, Counter Strike divulgou a versão mais recente em 2012, mas ainda possui uma legião de fãs. O jogo de tiro tem campeonatos mundiais famosos e muitos jogadores ativos. É possível jogar no PS3 e no XBox360, mas é no computador que o game faz mais sucesso.

*Estagiários sob a supervisão de Igor Silveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Rafaella Santos é uma das pessoa que apostou nos jogos digitais na quarentena
    Rafaella Santos é uma das pessoa que apostou nos jogos digitais na quarentena Foto: Arquivo Pessoal
  • Youtuber PewDiePie
    Youtuber PewDiePie Foto: AFP / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / John Lamparski
  • Visual de Travis Scott no jogo Fortnite
    Visual de Travis Scott no jogo Fortnite Foto: Epic games/Divulgação