Programação

Marcello Linhos apresenta em formato on-line 'Violinha do Cerrado'

Espetáculo musical tem como foco o som da viola caipira e a riqueza do bioma

Irlam Rocha Lima
postado em 15/10/2020 08:38 / atualizado em 15/10/2020 08:38
 (crédito: Nick Elmoor/Divulgação)
(crédito: Nick Elmoor/Divulgação)

Violinha do Cerrado é o nome do espetáculo que Marcello Linhos apresenta nesta quinta-feira (15/10), no formato on-line, às 10h, 15h30 e 19h. Gravado no Teatro da Aliança Francesa (Entrequadra 708/908 Sul), o musical tem como foco principal o som da viola caipira e a riqueza do bioma, representada por árvores, pássaros, animais e, claro, os habitantes da região. Em cena, ao lado do cantor, compositor e instrumentistas brasiliense estarão a irmã e atriz, Adriana Nunes (Cia. De Comédia Os Melhores do Mundo), André Araújo, Carol Nemetela e Daniel Landim. A transmissão será pelo canal do artista no YouTube.

Segundo Linhos, além de chamar a atenção para a preservação do bioma, o roteiro do show coloca em destaque elementos da fauna como beija-flor, cobra coral, morcego, seriema, tatu; da flora, a exemplo do caju, ingá, ipê, jatobá e pequi; além de manifestações artísticas da importância da dança da catira e o som da viola. “Tudo isso busco retratar, de forma quase didática, em minhas composições e na cenografia”, explica o artista.

O espetáculo, que ocupou alguns espaços artísticos da capital, como o Clube do Choro e o teatro do Brasília Shopping, é resultado de pesquisa realizada por Linhos nos últimos 15 anos. “Testemunhei várias mudanças de paisagem e usei a viola para contar as belezas que vivenciei e aprendi a amar. Antes de levar ao público, as canções foram registradas num disco, lançado em 2016”. Ele acrescenta: “Violinha é um musical de amor ao Cerrado, que teve parte expressiva destruída. Precisamos sair em defesa do bioma, mas também da cultura que está inserida em nossa região”.

Marcello Linhos desenvolveu projetos em que focalizou a literatura de cordel e a arte armorial brasileira, e levou seu trabalho, em formatos diversos, a Portugal, França, Holanda e Estados Unidos. Além disso, esteve à frente de master class em universidades no Brasil e no exterior. Em todos esses eventos teve ao seu lado músicos brasilienses.

Violinha do Cerrado
Live com o cantor, compositor e instrumentista Marcello Linhos, hoje (15/10), às 10h, 15h30 e 19h. Transmissão pelo canal do artista no YouTube.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.