Livro

Silvestre Gorgulho lança almanaque em homenagem ao rei Pelé

Obra 'De casaca e chuteiras — A era dos grandes dribles na política, cultura e história' celebra a trajetória do jogador de futebol, que completa 80 anos na sexta-feira (23/10)

Devana Babu*
postado em 22/10/2020 06:00 / atualizado em 22/10/2020 14:21
 (crédito: Roberto Drago Jucá/Divulgação)
(crédito: Roberto Drago Jucá/Divulgação)

De casaca e chuteiras — A era dos grandes dribles na política, cultura e história, novo livro do mineiro-brasiliense Silvestre Gorgulho, é um “corolário de fatos, fotos, histórias, casos e documentos, quase um almanaque, que proporciona uma profunda reflexão sobre duas décadas de transformações vividas pelo Brasil”, conforme descreve o autor, em entrevista ao Correio Braziliense. O livro homenageia os 80 anos do jogador Pelé, que faz aniversário na sexta-feira (23/10), mesma data do lançamento do livro, que é resultado de 10 anos de pesquisa.

Com apresentação do governador de São Paulo, João Dória, orelha de José Fornos Rodrigues e prefácio de João Havelange (que morreu em 2016, mas escreveu o prefácio em 2012), o livro traz um capítulo para cada letra do alfabeto. Os 21 primeiros são dedicados a cada ano entre 1956 e 1977, com dados históricos que compreendem a vida de Pelé, entremeada por fatos políticos e culturais do período, organizados também de forma cronológica.

“Tudo começa em 1956. Foram profundas transformações, com alguns fatos formidáveis. Na política, a posse do presidente Juscelino Kubitschek. Setenta e oito dias depois, JK assina a Mensagem de Anápolis, projeto de lei que inicia o processo da transferência da Capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central e a construção de Brasília. E, em 7 de setembro, Pelé faz seu primeiro jogo profissional, disputando a Taça Independência pelo Santos”, Silvestre triangula. O ano de 1977, que encerra o recorte do livro, é marcado pela aposentadoria de Pelé.

Completam o álbum uma apresentação do próprio autor sobre JK; um capítulo dedicado ao pai de Pelé, Dondinho; um panorama sobre o Planalto Central, por Emiliano Botelho; capítulos sobre o lado artístico de Pelé; e uma tabela com todos os jogos e gols do astro do futebol.

Serviço

De casaca e chuteiras – A era dos grandes dribles na política, cultura e história, de Silvestre Gorgulho. Editora Folha do Meio, 448 páginas. Preço: R$ 200, com frente incluso, à venda pelo Mercado Livre, ou R$ 150, para retirada na sede da editora (SRTV Sul, Quadra 701, Bloco A, Sala 719 — Edifício Centro Empresarial Brasília).

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação