Dicas de português

Correio Braziliense
postado em 22/10/2020 23:09


Recado
“No futebol, o pior cego é o que só vê a bola.”
Nélson Rodrigues

por Dad Squarisi
>> dadsquarisi.df@dabr.com.br


Pelé, 80 anos
Como caracterizar 2020? Não faltarão adjetivos. Um deles é surpreendente. Em 10 meses aconteceu de tudo – de pandemia a dinheiro na cueca. Valha-nos, Senhor! Mas, aqui e ali, pintam boas notícias. Uma delas relembra velhos tempos, traz alegria e brilho nos olhos: Pelé completa 80 anos.

Quem não assina embaixo destas palavras do Rei do Futebol? “As pessoas tentam encontrar um novo Pelé, mas isso não pode ser. Como na música, em que só existe um Frank Sinatra e um Beethoven, ou nas artes, com um único Michelangelo, no futebol só há um Pelé. “Data tão especial mereceu livro novo – De casaca e chuteiras, de Silvestre Gorgulho, lançado no Museu do Futebol.

Sua Majestade
O tratamento dado a rei é majestade. Por quê? Majestas, em latim, quer dizer poder. Na língua dos Césares e na de Camões, Pessoa, Machado & cia. talentosa, majestade, majestoso, majestático & derivados se escrevem assim, com j.

80º aniversário
Pelé apaga 80 velinhas para comemorar o octogésimo aniversário. Que tal relembrar os ordinais de 1 a 10 e de 10 a 100? Ei-los: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, vigésimo, trigésimo, quadragésimo, quinquagésimo, sexagésimo, septuagésimo (setuagésimo), octogésimo, nonagésimo, centésimo.

Olho vivo
Numeral ordinal tem alergia ao hífen. Pra evitar espirros e erupções na pele, deixe o tracinho longe da criatura tão sensível. Assim: décimo primeiro, octogésimo sétimo, centésimo décimo terceiro.

Herança real
Futebol é... futebol. A palavra, que veio da língua da rainha, tem duas partes. Uma: foot, que quer dizer pé. A outra: ball, que significa bola. Em bom português: bola no pé. Nacionalistas tentaram colorir de verde-amarelo o nome do esporte. Chamaram-no balípodo. Inspiraram-se no grego ballo (lançar) e podós (pé). A novidade não pegou. Virou folclore.

Embaixadinha
Pelé sobressaiu em todas as jogadas. Brilhou nos dribles, nas bicicletas e nas embaixadas. Hábil, dava sucessivos toques na bola — com os pés, as coxas, os ombros ou a cabeça — sem que ela tivesse contato com o chão. O espetáculo se chama embaixada. Mas o nome não tem nada a ver com representação diplomática, Itamaraty & cia. Tem a ver com a forma como se toca na pelota — por baixo. Malandro, o pé começa a manobra embaixo da redonda.

Vamos, Brasil
Nas partidas da Seleção Canarinho, os brasileiros vibram. Em coro, gritam: “Vamos, Brasil”. Viu? Brasil é o ser a quem os torcedores se dirigem. É o vocativo. Daí a vírgula. Há exemplos pra dar, vender e emprestar: Vem cá, Maria. Deus do céu, escutai a nossa prece. Pra frente, Brasil. Pai nosso, que estais no céu... Deus, ó Deus, onde estás que não mês escutas?

Ao hexa
A Seleção Brasileiras é a mais bem-sucedida do planeta. Só ela conquistou cinco campeonatos mundiais. Agora torcemos pelo sexto. Quando chegar lá, estejamos preparados para lidar com a grafia do hexa. A desejada dos brasileiros pede hífen? Ou dispensa o tracinho? Ela exige o elo quando seguida de h e a. Nos demais casos, vem tudo junto: hexa-homenagem, hexa-advertência, hexacampeão, hexadecimal, hexarreator, hexassubstituto.

Mesmo time
Bi, tri, tetra & demais familiares com mania de grandeza têm as mesmas manhas do hexa. Na grafia, seguem as três regras de ouro do emprego do hífen. A primeira: o h, majestoso, não se liga a nada nem a ninguém (bi-humano, anti-histórico, tri-herói). A segunda: os iguais se rejeitam. Separam-se, por isso, com o tracinho (bi-ilíaco, contra-ataque, tetra-atleta). A última: os diferentes se atraem (bissexual, tricampeão, autoescola, tetrassistema).

Leitor pergunta

A história do dinheiro na cueca me deixou curioso. Qual a etimologia do cofre do senador?
Augusto Cero, Brasília

Cueca tem duas partes. Uma vem do latim culus, que quer dizer cu, ânus, bunda. A outra vem do grego eca, que significa domicílio. Em português claro: cueca é a casa do...bumbum.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação