Festival de Brasília

Festival de Brasília: Confira como será o evento em meio à pandemia

O 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está marcado para 15 a 20 de dezembro e será transmitido pelo Canal Brasil

Pedro Ibarra*
postado em 26/10/2020 11:06 / atualizado em 26/10/2020 11:07
 (crédito: Pedro Ibarra/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Ibarra/Esp. CB/D.A Press)

Após dúvidas, adiamentos e rumores de um cancelamento, a 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está marcada e com as inscrições abertas. O evento ocorrerá entre 15 e 20 de dezembro e interessados em participar têm a partir desta segunda (26/10) até 10 de novembro para enviar filmes, de acordo com o edital, para que sejam selecionados pela curadoria do Festival. A edição de 2020 terá os filmes exibidos pelo Canal Brasil, tanto na tevê, quanto no streaming Brasil Play.

Para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro deste ano, o cineasta Sílvio Tendler foi o escolhido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) para ser o curador. O documentarista responsável pelos longas vencedores de Candangos, Glauber, o filme – Labirinto do Brasil e Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá, já organizou o Festival de 1996, quando era Secretário de Cultura e Esporte, mas esta é a primeira vez que cuida do evento como artista e gestor.

O evento terá as já conhecidas Mostra Competitiva e Mostra Brasília e, ao todo, serão distribuídos mais de R$ 400 mil em prêmios para os filmes selecionados e vencedores. A mostra principal terá seis longas e 12 curtas e a secundária apresentará quatro longas e oito curtas. As duas possuem critérios de seleção específicos e obrigatórios para que filmes possam ser selecionados. O chamamento foi publicado no Diário Oficial do DF.

“Transmitido pelo Canal Brasil, o 53º Festival de Cinema de Brasília será, literalmente, do ‘cinema brasileiro’, terá alcance nacional, algo impensável antes”, aponta o secretário Bartolomeu Rodrigues em entrevista à própria Secretaria. A transmissão via canal de televisão e streaming foi a saída encontrada para que o Festival acontecesse ainda em meio à pandemia. “Seria bem melhor tudo isso acontecer numa sala cheia de gente, com gritos, vaias, aplausos e sorrisos”, explicou o secretário na mesma entrevista, destacando que essa foi a solução encontrada.

Cineastas como Cacá Diegues e Vladimir Carvalho comemoraram a continuidade do evento que já está na 53ª edição e é o mais antigo Festival de Cinema do Brasil. “O Festival de Brasília é o mais tradicional do Brasil e não pode deixar de acontecer, é importante que ele continue atuante”, afirmou Diegues à Secec.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é um marco anual para o cinema do país. Com este nome desde 1967, ele só não foi realizado entre os anos de 1972 e 1974, por conta de uma censura imposta pela ditadura militar. Desde 2007, o evento é reconhecido como Patrimônio lmaterial pelo Governo do Distrito Federal.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação