Política cultural

IBC e Tuîa são selecionados para programa educativo do Museu Nacional

Propostas passarão por adequação para realizar atividades virtuais, devido ao contexto da pandemia

Correio Braziliense
postado em 27/10/2020 18:19 / atualizado em 27/10/2020 18:20
 (crédito: Ed Alves/ CB DA Press)
(crédito: Ed Alves/ CB DA Press)

O Instituto Bem Cultural (IBC) e a Tuîa Arte Produção foram selecionados por meio de edital para executar o programa educativo do Museu Nacional da República. As organizações realizarão, ao longo de um ano, atividades de mediação cultural junto ao público, visando a sensibilização e formação dos usuários para melhor fruição das obras, bens e serviços culturais oferecidos, assim como a difusão das obras artísticas.

As organizações foram designadas por meio do edital de ocupação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal de 2019, cujo resultado foi divulgado recentemente. O edital selecionou diversos entes e agentes culturais do Distrito Federal para contribuir com a gestão de espaços públicos como bibliotecas, o Centro Cultural Três Poderes, Centro de Dança, Casa do Cantador, Complexo Cultural de Planaltina, Complexo Cultural de Samambaia, Museu Vivo da Memória Candanga, Catetinho, Setor de Diversões Sul, Setor Comercial Sul e Espaço Cultural Renato Russo.

Como as propostas foram submetidas antes do início da pandemia, os grupos terão um tempo para reformular as propostas e adaptá-las para os atuais protocolos de segurança sanitária. Assim, haverá atividades presenciais mas também a construção de uma plataforma digital que disseminará conteúdos como webnários, vídeos, lives, eventos e oficinas.

Instituto Bem Cultural

O IBC é uma Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 2011. Realiza atividades de execução direta de pesquisa, projetos, programas e planos de ação, através de serviços técnicos e intermediários a outras organizações com ou sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Tuîa Arte Produção

A Tuîa Arte Produção desenvolve projetos de produção cultural voltados para as artes visuais, o pensamento crítico e a arte-educação, como exposições de arte contemporânea, ciclos de palestras e oficinas e programas educativos para museus.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação