Literatura e saúde

Psicoterapeuta lança livro para promover acesso à saúde mental

Em 'Inteligência curativa', a autora Eliane de Almeida, com mais de 40 anos de experiência clínica, guia o leitor em um processo de autoterapia e autoconhecimento. O livro busca auxiliar especialmente quem não tem condições de acessar o tratamento terapêutico

Correio Braziliense
postado em 29/10/2020 08:00
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Com o objetivo de democratizar e promover a saúde mental para camadas que não têm acesso à clínica terapêutica, a psicóloga Eliane de Almeida lança, nesta quinta-feira (28/10), Inteligência curativa. Primeiro livro da autora, a obra, a partir de estudos, pesquisas e da experiência de 40 anos na clínica, tem a proposta de promover uma jornada de autoconhecimento, com inovadora abordagem de autoterapia e a pavimentação para um caminho de cura. O lançamento será realizado em Brasília, no Ernesto Café (115 sul), às 17h.

Em nota, a autora conta que a escrita do livro foi motivada por um cenário em que, há anos, às classes C e D são as mais vulneráveis a quadros de depressão e ansiedade, assim como seguem sendo as que menos têm acesso a tratamentos. Ela também avalia, a partir de pesquisas, que na pandemia, o percentual de pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade aumentou significativamente, enquanto o acesso à informação e o combate foram dificultados.

Autora e obra

A psicóloga Eliane de Almeida, lança nesta quinta-feira (28/10) 'Inteligência curativa', o primeiro livro da autora, que tem a proposta de promover uma jornada de autoconhecimento e acesso à saúde mental.
A psicóloga Eliane de Almeida, lança nesta quinta-feira (28/10) 'Inteligência curativa', o primeiro livro da autora, que tem a proposta de promover uma jornada de autoconhecimento e acesso à saúde mental. (foto: Arquivo Pessoal)

Assim, a obra surge como uma mediação por escrito feita por Eliane, que oferece “as principais ferramentas da psicologia e da terapia ao transgredir as paredes do consultório, restrito geralmente às camadas socialmente favorecidas”, descreve a nota. A psicóloga, reconhecida no meio como a criadora da Fórmula Psíquica, afirma que o livro contraria o rótulo inicial do gênero de autoajuda, ao partir do conhecimento científico acumulado e posto em prática ao longo das quatro décadas na clínica, em especial, nos 20 anos em que esteve à frente da psicologia da Unidade Integrada de Saúde Mental, do Hospital das Forças Armadas (HFA).

Estreando na literatura, em Inteligência curativa a escritora se apresenta como alguém está disponível para conversar com o leitor. Dessa forma, traz relatos pessoais, um resgate da autoestima e “uma possibilidade real para que o leitor deixe a dor no peito, a garganta sufocada e noites mal dormidas para trás”, afirma. 

Serviço

Lançamento do livro Inteligência curativa, de Eliane de Almeida

No Ernesto Café (115 Sul; Bl. C, lj 14; 3345-4182). Em 29 de outubro, às 17h. Evento gratuito. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação