Habitualmente realizada no Cine Brasília a Mostra de Cinema Europeu, dada a pandemia, foi reformatada, sendo agora digital. A partir de amanhã (30/10), e ao longo de um mês, será possível acompanhar, on-line, 12 filmes criados com participação de 13 países europeus. Integrada à programação da Semana da Europa, a mostra é saudada pelo potencial de democratização em 2020, sem barreiras físicas e disponível em incontáveis locais do país, elementos destacados por Aleksandra Luszczynska, especialista polonês que preside a Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados. Um conjunto diversificado de filmes está integrado: há de ficção a documentários, passando ainda por uma animação. Com acesso gratuito, o espectador deve cadastrar-se para o acesso aos filmes. Tudo disponível em plataforma de streaming.
Países como Eslovênia, Irlanda e Dinamarca estarão representados, pela ordem, pelos longas Consequences, A viagem Camino e Rediscovery. Entre filmes destacados por Festivais como os de Berlim (Alemanha), há o belga Pelo nome de Tânia. Sob aspectos realistas, trata da vida de uma peruana que, saída de vilarejo, encontrará pela frente a necessidade de prostituição. Em paralelo, a jornada dela é concomitante à degradação do meio ambiente. Filme finlandês assinado por Klaus Härö, O último lance revela o desespero de um comerciante de arte, idoso e a apegado aos detalhes soturnos que envolvem um quadro.
Num clima mais leve, é possível conferir a comédia Perdrix (França), anteriormente integrada à Semana dos Realizadores do Festival de Cannes. Com enredo romântico, mostra as reviravoltas causadas por uma mulher temperamental na vida de um homem aparentemente realizado. Para as crianças, há o apelo de Jacob, Mimmi e os cachorros falantes, aventura em torno de um menino e uma matilha animada.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.