O cara que mudou o jogo

Eddie Van Halen morre aos 65 anos em decorrência de um câncer na garganta e deixa legado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos

O mundo da música sofreu uma enorme perda ontem. Eddie Van Halen, guitarrista e fundador da banda Van Halen, morreu aos 65 anos. O músico lutava contra um câncer na garganta há 10 anos. Fontes próximas, segundo o site TMZ, informaram que ele estava na companhia da esposa Janie; do irmão Alex; e do filho Wolfgang, no hospital St. Johns em Santa Monica, na Califórnia, Estados Unidos.

Eleito o 8º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, Eddie Van Halen nasceu em Amsterdã, na Holanda, e se mudou para Pasadena, Califórnia, enquanto ainda era criança. Naturalizado estadounidense, começou os estudos na música por meio do piano e da bateria, enquanto Alex Van Halen estudava guitarra. Após compreender o desejo de se tornar músico profissional, ele e o irmão trocaram os instrumentos.

Trajetória

Eddie Van Halen e Alex Van Halen fundaram a banda em 1972, junto a David Lee Roth, nos vocais; e Michael Anthony, no baixo. Depois de muitas tentativas de escolher nomes do grupo como, por exemplo, Rat Salad, The Broken Combs e Genesis, os músicos optaram pelo sobrenome dos irmãos.

Por meio da rotina de noites tocando em bares de Los Angeles, eles tiveram um primeiro contato para gravação de demo com Gene Simmons, do Kiss, mas só obtiveram sucesso ao lado do produtor musical Ted Templeman, com quem lançaram o disco de estreia, Van Halen, em 1978. Runnin’ with the devil, Eruption, You really got me, entre outras faixas, fizeram parte de um dos melhores álbuns de hard rock de todos os tempos.

Com 12 discos lançados no decorrer da trajetória, Van Halen também balançou o mundo com a sexta produção, 1984. O álbum, inclusive, integra o livro 1001 discos para ouvir antes de morrer, escrito por 90 jornalistas e críticos musicais. A faixa destaque, Jump, é dona de uma melodia conhecida mundialmente, tocada em um sintetizador por Eddie Van Halen.

O guitarrista não somente inovou no quesito técnico, mas também na performance, isto é, na forma de tocar guitarra no mundo. Novas possibilidades foram apresentadas pelo músico, que influencia artistas até os dias atuais. Recheado de solos eletrizantes e velozes, como o da canção Eruption, da própria banda, e a de Beat it, do álbum Thriller, de Michael Jackson, Eddie Van Halen popularizou a modernidade na guitarra.

Repercussão

Sobre o que Eddie Van Halen significou para a história da música, Dillo D’Araújo, guitarrista brasiliense, afirma: “Ele foi um inovador, uma vez que a guitarra elétrica sofreu algumas curvas ao longo de sua existência, como no caso de Jimi Hendrix. Van Halen foi uma dessas curvas”. Dillo complementa: “Basicamente, é o pai da guitarra moderna”.

Supla, cantor e apresentador, ressalta a genialidade dos irmãos Van Halen, “que tinham uma pegada mais punk na música, sem chegar a ser metal”, e pontua que “Eddie mudou tudo”. Tony Bellotto, guitarrista e compositor do Titãs, lamenta profundamente a perda do lendário guitarrista. Ao Correio, ele disse que, de fato, o músico deve ser reconhecido pelo quesito inovação ao inventar técnicas para tocar o instrumento elétrico.

Kiko Peres, guitarrista da banda Natiruts, relata que a admiração por Eddie Van Halen vem desde a adolescência. “É um herói para mim.” Para ele, até quem não gostava do gênero musical, se sentiu tocado de alguma forma pela banda norte-americana. “Depois que chegaram na cena, todo mundo começou a tocar diferente”, compartilha Kiko Peres, que enxergava o guitarrista do Van Halen para além da técnica, mas também “pela sensibilidade e alegria no rosto durante as apresentações”.

Nas redes sociais, as homenagens ocorreram em diferentes perfis de artistas internacionais. Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, postou no Instagram uma foto de Eddie Van Halen em um solo marcante: “Uma parte vibrante da música deixou este planeta” escreveu. “Descanse em paz, Eddie Van Halen. Sentiremos sua falta”, publicou o perfil da banda Aerosmith. Tom Morello, guitarrista do grupo Rage Against the Machine, também se juntou às homenagens: “Agradecemos, do fundo dos nossos corações, por cada nota espetacular”.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira