Premiação

Grammy altera nome de categoria do prêmio para evitar conotação colonialista

O nome da categoria foi substituído de Melhor Música do Mundo para Melhor Música do Globo

Correio Braziliense
postado em 04/11/2020 16:35 / atualizado em 04/11/2020 16:36
 (crédito: AFP / VALERIE MACON)
(crédito: AFP / VALERIE MACON)

Como forma de evitar a conotação de colonialismo, o Grammy anunciou, na última terça-feira (3/11), a alteração do nome da categoria Melhor Música do Mundo para Melhor Música do Globo.

“Para incluir uma visão realmente global, nós discutimos com artistas, etnomusicologistas e linguistas do mundo inteiro que determinaram haver uma oportunidade de atualização na categoria de melhor álbum de world music para se tornar mais relevante, moderno e inclusivo. A mudança simboliza um afastamento das conotações de colonialismo, e não americano que o termo antigo representava", explicaram os representantes do Grammy em declaração ao The Guardian.

A categoria criada em 1992 já premiou artistas brasileiros como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Os indicados para o próximo Grammy serão anunciados em 24 de novembro.

Atualização das categorias do Grammy

Não é a primeira vez que o Grammy muda um nome de categoria. Em junho deste ano, a organização da premiação alterou o nome de uma categoria de Melhor Álbum de Urban Contemporâneo para Melhor Álbum de Progressive R.

A mudança se deu por reclamações de artistas e produtores negros. De acordo com eles, a palavra “urban” estava sendo sinônimo de músicas produzidas por negros de forma equivocada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação