Lançamentos

BaianaSystem anuncia série de lançamentos pelo selo Máquina de Louco

A partir de selos e artistas parceiros, os lançamentos incluem remixes, singles, dubs e participações especiais. Alguns deles têm lançamento marcado para ainda este mês. Confira

Correio Braziliense
postado em 06/11/2020 16:53
 (crédito: Máquina de Louco/ Divulgação)
(crédito: Máquina de Louco/ Divulgação)

Dando continuidade a tendência das colaborações feitas com maior frequência desde a abertura do selo Máquina de Louco para novos artistas e projetos, o BaianaSystem anunciou o lançamento de uma série de materiais como participações, dubs e remixes, por meio de selos parceiros, alguns marcados para ainda este mês. Em abril, o grupo baiano lançou um disco de dub juntamente com o produtor Buguinha Dub. Além deste, um disco ao vivo com Gilberto Gil, o Gil Baiana ao vivo em Salvador. Agora, o grupo passa a experimentar novos formatos de produção. 

Programação de lançamentos

Remix de Duas cidades (2 cities) (30/10)




A estreia para essa nova fase do projeto, já disponível nas plataformas musicais, é feita a partir de um remix do DigitalDubs para a faixa título do disco Duas cidades, 2 cities, do BaianaSystem. O remix já tinha sido produzido em 2017, mas agora ganha maior força com a participação de YT, Mc que reside na Inglaterra e vem de uma comunidade caribenha. A faixa saiu pelo selo do DigitalDubs, em 30 de outubro.

Capim Guiné Remix (11/11)

Capim Guiné Remix.
Capim Guiné Remix. (foto: Máquina de Louco/ Divulgação)


O primeiro lançamento de novembro é uma versão inédita da faixa Capim Guiné, lançada em 2018 com participação da cantora angolana Titica e de Margareth Menezes. Capim Guiné Remix sai pelo selo de Victor Rice. A interpretação da música direcionada para a pista é feita por Victor, Dj Raiz do MiniStereo Público, e Leandro, Dj que trouxe a tradição e pesquisa nos ritmos afro baianos com muita percussão aliada à vocais e synths (sintetizadores eletrônicos), e como a própria Titica recita, “um TecnoBass conectando pistas do mundo todo”, segundo nota de divulgação.

Single Lockdown/ Cidade perdida (13/11)

Single 'Lockdown/ Cidade perdida' em parceria com Pavilhão 9.
Single 'Lockdown/ Cidade perdida' em parceria com Pavilhão 9. (foto: Máquina de Louco/ Divulgação)


O single marca um encontro inédito entre Pavilhão 9 e BaianaSystem e fala de violência policial, racismo e pandemia. O convite foi feito há dois meses pelo Pavilhão 9, que já havia feito a pré-produção da faixa. De acordo com nota, em uma série de encontros virtuais, foram incorporados berimbau, guitarra baiana, beats e uma nova letra com elementos predominantes das duas bandas.

Disco Orin, da Orquestra Afrosinfônica (20/11)

Lançamento do disco 'Orin', da Orquestra Afrosinfônica.
Lançamento do disco 'Orin', da Orquestra Afrosinfônica. (foto: Máquina de Louco/ Divulgação)

Precisamente no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o selo Máquina de Louco lança disco da Orquestra Afrosinfônica, intitulado Orin. Com regência do maestro Ubiratan Marques, a orquestra conta com as participações de Dodô Miranda; Lazzo Matumbi; Gerônimo Santana; Mateus Aleluia; e do BaianaSystem, que participa em Água, faixa de abertura do álbum O futuro não demora, e composta em parceria com o maestro. Orin é o segundo disco da Afrosinfônica. A capa leva a assinatura de Vik Muniz.

Compacto em vinil de Cabeça de papel

Compacto em vinil de 'Cabeça de papel'.
Compacto em vinil de 'Cabeça de papel'. (foto: Máquina de Louco/ Divulgação)


Em parceria com a Vinyland, o grupo baiano também anunciou o lançamento de um compacto em vinil com a faixa Cabeça de papel, contendo a versão original e um remix feito pelo Tropkillaz. O vinil, ou bolacha como é chamado no segmento, será uma edição especial para colecionadores e Djs. O emblemático e sarcástico personagem reaparece trazendo a força crítica e política para balançar as estruturas do momento difícil.

Remixes para os 10 anos de Efêmera, de Tulipa Ruiz

O BaianaSystem também foi convidado para participar do disco de remixes feito para comemorar os 10 anos do lançamento de Efêmera, álbum de estreia da cantora Tulipa Ruiz. A previsão é de lançamento ainda em 2020. A faixa sugerida pelo irmão e produtor da cantora, Gustavo Ruiz, foi Só sei dançar com você, e terá produção de Junix 11 e João Meirelles, integrantes do BaianaSystem.

Website do Máquina de Louco

Por fim, ainda seguindo a linha de collab, o selo prepara um novo site para disponibilizar itens de parcerias com a marca Re-Roupa, além da discografia em vinil e cassete, camisas, vídeos e outras novidades do BaianaSystem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Capim Guiné Remix.
    Capim Guiné Remix. Foto: Máquina de Louco/ Divulgação
  • Single 'Lockdown/ Cidade perdida' em parceria com Pavilhão 9.
    Single 'Lockdown/ Cidade perdida' em parceria com Pavilhão 9. Foto: Máquina de Louco/ Divulgação
  • Lançamento do disco 'Orin', da Orquestra Afrosinfônica.
    Lançamento do disco 'Orin', da Orquestra Afrosinfônica. Foto: Máquina de Louco/ Divulgação
  • Compacto em vinil de 'Cabeça de papel'.
    Compacto em vinil de 'Cabeça de papel'. Foto: Máquina de Louco/ Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação