Celebridades

Morre, aos 80 anos, Alex Trebek, apresentador do programa 'Jeopardy!'

À frente do game show há 30 anos, o apresentador se tornou uma das figuras mais importantes da televisão norte-americana

Correio Braziliense
postado em 09/11/2020 11:17 / atualizado em 09/11/2020 11:19
 (crédito: Adrian Sanchez-Gonzalez/AFP)
(crédito: Adrian Sanchez-Gonzalez/AFP)

O apresentador Alex Trebek morreu, no último domingo (8/11), em casa nos Estados Unidos. Estrela do game show Jeopardy! há 30 anos, Trebek anunciou em 2019 que lutava contra um câncer de estágio 4 no pâncreas. O anúncio da morte foi feito pelas redes sociais do programa que ele ajudou a transformar em um dos mais populares das noites dos norte-americanos.

O apresentador morreu em casa e segundo tuíte do programa "pacificamente". Ficam a esposa Jean Trebek e os dois filhos, já adultos, Emily e Matthew.

Nascido no Canadá, filho de pai ucraniano e mãe franco-canadense, iniciou a carreira na televisão canadense apresentando pequenos programas de jogos, mesmo sendo formado em filosofia pela Universidade de Ottawa. Foi, então, incentivado pelo ator Alan Thicke a se mudar para a Califórnia. Após algumas tentativas frustradas apresentando game shows norte-americanos, garantiu uma vaga no Jeopardy! após boa substituição no famoso Wheel of fortune (Roda da fortuna, em tradução literal).

O programa estava em hiato e precisava ser repaginado quando Trebek assumiu. O apresentador produziu as três primeiras temporadas e transformou o Jeopardy! em um dos programas com maior audiência do horário na América do Norte, somando 20 milhões de espectadores por apresentação apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Alex, consequentemente, se tornou uma das figuras mais populares da televisão norte-americana.

Jeopardy! consiste em um jogo de conhecimentos gerais em que pessoas desafiam um vencedor, conforme uma pessoa for vencendo ela fica para o próximo programa, caso o desafiante vença, ele assume o lugar de desafiado. Alex Trebek era responsável por reger o game show e fazer as perguntas. O maior vencedor da história da competição é Ken Jennings, que se manteve por 75 edições, vencendo 74 consecutivas. O recordista comparou Trebek a Walter Cronkite e Johnny Carson, dois dos maiores apresentadores da história dos Estados Unidos, e afirmou que ele mudou a história do programa.

Alex Trebek ganhou seis prêmios Emmys de Melhor apresentador de game show, o mais recente em 2019. Ele também conquistou o Emmy honorário por todo trabalho feito na televisão em 2011. Ele não só deixa marcado na história o programa Jeopardy!, o qual o rendeu o nome na calçada da fama de Los Angeles, mas também o visual que usava, com um característico bigode que chegou a ser notícia várias vezes nos Estados Unidos.

 

Estrela de Alex Trebek, apresentador do programa "Jeopardy!" na calçada da fama de Los Angeles
Estrela de Alex Trebek, apresentador do programa "Jeopardy!" na calçada da fama de Los Angeles (foto: Rich Fury/AFP)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação