Aniversário

Centenário de Seu Teodoro é comemorado com álbum e atividades

Mestre da cultura popular do Distrito Federal completaria 100 anos nesta segunda-feira (9/11)

Correio Braziliense
postado em 09/11/2020 18:03 / atualizado em 13/11/2020 14:46
 (crédito: Davi Mello/Divulgação)
(crédito: Davi Mello/Divulgação)

Em 9 de novembro de 1920 nasceu Teodoro Freire, em São Vicente de Férrer, na baixada maranhense. Mais conhecido como Seu Teodoro ou Mestre Teodoro, viveu por mais de meio século em Brasília, onde fundaria, em 1963, o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Sua contribuição para a cultura tradicional e popular em Brasília rendeu ao fundador o reconhecimento de Cidadão Honorário da Cidade, em 2011, e o título de Mestre de Notório Saber pela Universidade de Brasília.

Em comemoração ao centenário do mestre, algumas ações serão realizadas ao longo de novembro, como parte do calendário do Circuito Candango de Culturas Populares. As homenagens são uma união dos esforços do Instituto Rosa dos Ventos, do Centro de Tradições Populares de Sobradinho e do Bumba Maria Meu Boi, e contam com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Na próxima segunda-feira (16/9) será lançado nas plataformas de streaming o álbum Legado do sonho de uma criança, primeiro álbum do grupo que tem 57 anos de história. Conta-se que, ainda menino, Seu Teodoro pulava a janela de casa para assistir a apresentações de bois no Maranhão, levando-o a apaixonar-se ao ponto de fundar o próprio grupo mais tarde. O título do álbum faz alusão a esse episódio.

Aos sábados e domingos do mês, haverá apresentações de Bumba Meu Boi em feiras populares do DF, com atuações reduzidas e cuidados para a segurança do público e dos brincantes, em relação à propagação do novo coronavírus. E será veiculada pela internet a série Vídeo-rodas Bumba Maria Meu Boi, uma sequência de bate-papos entre Tamá Freire e personalidades da cultura popular sobre a tradição do boi. Os vídeos serão veiculados semanalmente no canal do Rosa dos Ventos no YouTube.

Confira a programação:

11 a 27/11 - Lançamento da web série vídeo-rodas (serão oito vídeos, exibidos segunda, quarta e sexta)
16/11 - Lançamento do primeiro CD, em 57 anos de história, do Boi de Seu Teodoro

Apresentações do grupo em feiras

15/11- 10h - Apresentação Feira Permanente do Setor O
21/11 - 16h- Apresentação no Deck Sul
22/11 - 16h - Apresentação na Prainha do Paranoá
28/11 - 16h - Apresentação Feira Permanente de Planaltina
29/11 - 11h - Apresentação Torre de Tv

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação