O conceituado fotojornalista Bruno Barbey, ex-chefe da norte-americana Agência Magnum, morreu, nesta segunda-feira (9/11), aos 79 anos, em Roubaix, na França. A notícia foi confirmada pela Academia de Belas Artes, de Paris, onde o artista foi admitido como membro em 2016. No entanto, a causa da morte ainda não foi informada.
Barbey, nascido em Marrocos, na África, e criado em Paris, foi responsável por documentar diversos eventos históricos relevantes para o cenário jornalístico mundial. De 1978 a 1979, ele foi o vice-presidente da Magnum Photos para a Europa. Já de 1992 a 1995, ele foi eleito presidente da Magnum International.
Os registros do fotógrafo vão desde a coleção Les italiens, que mostrou a fundo como estava a economia italiana de 1961 a 1964, à Guerra do Vietnã e do Golfo. Além disso, ele tem grandes fotografias que retratam a Amazônia. Barbey é, também, o criador de mais de 30 livros.
As fotografias do artista fazem parte de acervos de museus conceituados por todo o mundo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.