Exposição

Exposição no Museu Nacional apresenta riqueza do design de móveis da capital

A mostras 'Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital' começa nesta sexta-feira (13/11) e percorre móveis das décadas de 1960 e 1970, além do design contemporâneo dos anos 2000

Correio Braziliense
postado em 11/11/2020 18:00 / atualizado em 11/11/2020 18:48
Cadeira Kiko, Sergio Rodrigues -  (crédito: Museu Nacional da República/Divulgação)
Cadeira Kiko, Sergio Rodrigues - (crédito: Museu Nacional da República/Divulgação)

A partir desta sexta-feira (13/11), os designers brasileiros Jorge Zalzupin, Michel Arnoult, Samuel Lamas, Sérgio Rodrigues, Raquel Chaves, entre outros, poderão ter algumas de suas obras visitadas no Museu Nacional da República, por meio da exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital. Serão cerca de 23 peças e móveis modernos das décadas de 1960 a 1970 e de design contemporâneo do período dos anos 2000, restaurados pelos estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. 

Os mobiliários foram restaurados pelos alunos do IFB
Os mobiliários foram restaurados pelos alunos do IFB (foto: Acervo IFB/ Divulgação)


“É uma alegria receber a exposição de peças de mobiliário moderno e contemporâneo no Museu. A Secretaria se beneficiou da generosidade do Núcleo de Pesquisa, Conservação e Restauro de Mobiliário Moderno do Instituto Federal de Brasília, que restaurou as peças de design moderno expostas, sob a coordenação dos curadores Fernanda Torres e Frederico Hudson, aos quais somos gratos”, declara Sara Seilert, diretora interina do Museu Nacional da República, em material de divulgação.

Peça de Samuel Lamas que integra a exposição 'Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital' no Museu Nacional da República
Peça de Samuel Lamas que integra a exposição 'Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital' no Museu Nacional da República (foto: Haruo Mikami/ DIVULGAÇÃO)

O mobiliário das décadas de 1960 a 1970 apresenta a época da inauguração da capital e representa um importante patrimônio histórico-cultural nacional. Entre as peças da mostra, estão a mesa de gabinete, de Jorge Zalzupin; cadeira Kiko, de Sergio Rodrigues; poltrona Ouro Preto, de Michel Arnoult; poltronas originais do auditório do Cine Brasília, de Sérgio Rodrigues e; peças do Hotel Brasília Palace.

Cama original do Brasília Palace
Cama original do Brasília Palace (foto: Museu Nacional da República/Divulgação)

Já as peças contemporâneas revelam o talento da capital para o mobiliário e o design, além da influência de nomes como Oscar Niemeyer nessa construção. Integram a exposição trabalhos como a mesa Buritis, de Dimitri Lociks; a cadeira Athos, de Danilo Vale; o banco da linha Baru, de Wilson Romão; a mesa Quinta, de Raquel Chaves; o banco Alvorada, de Aciole Felix; o cabideiro Pali Palan, de Gustavo Gall, entre outras de acervo particular e da Associação de Designers de Produto do Distrito Federal.

Cadeira 'Athos', do brasiliense Danilo Vale
Cadeira 'Athos', do brasiliense Danilo Vale (foto: Agência RP1/Divulgação)

A realização do restauro dos mobiliários é resultado do trabalho de estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), dentro da Oficina Escola de Restauro. Os estudantes também participam da exposição com uma peça contemporânea - o banco Tear, assinada pelos designers Carla Sanches, Laura Catarina e Wanderson Ferreira.

A exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital tem curadoria da Dra. Fernanda Freitas e Dr. Fred Hudson, coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Conservação e Restauro de Mobiliário /IFB Campus Samambaia.


Serviço

Exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital
A partir de 13 de novembro até 14 de fevereiro, às sextas, sábados e domingos, das 10h às 16h, na Galeria Acervo, no Museu Nacional da República. Entrada gratuita.


  • Cadeira 'Athos', do brasiliense Danilo Vale
    Cadeira Athos, do brasiliense Danilo Vale Agência RP1/Divulgação
  • Cama original do Brasília Palace
    Cama original do Brasília Palace Museu Nacional da República/Divulgação
  • Penteadeira original do brasília Palace
    Penteadeira original do brasília Palace Museu Nacional da República/Divulgação
  • Cadeira Kiko, Sergio Rodrigues
    Cadeira Kiko, Sergio Rodrigues Museu Nacional da República/Divulgação
  • Peça da exposição  Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital
    Peça de Samuel Lamas que integra a exposição Mobiliário moderno e contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital no Museu Nacional da República Haruo Mikami/ DIVULGAÇÃO
  • Os mobiliários foram restaurados pelos alunos do IFB
    Os mobiliários foram restaurados pelos alunos do IFB Acervo IFB/ Divulgação

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação