Música brasileira

SescTV lança temporada do programa 'Sonora Brasil'

A nova temporada será uma homenagem ao compositor Edino Kriger e à cultura quilombola

Correio Braziliense
postado em 12/11/2020 09:00 / atualizado em 12/11/2020 16:22
 (crédito: João Faissal/ Divulgação)
(crédito: João Faissal/ Divulgação)

O programa Sonora Brasil, desenvolvido a partir de itinerâncias realizadas pelo projeto criado na década de 1990 pelo Sesc, ganha, neste ano, um formato especial que será exibido no SescTV. A proposta é fomentar a música brasileira e, além disso, apresentar novas práticas de apreciação musical. O primeiro episódio irá ao ar em 21 de novembro, por meio do SescTV, às 21h. No mesmo dia, o canal do programa no YouTube fará a exibição de uma live de estreia às 16h. Aos sábados, às 21h, serão lançados novos capítulos, com encerramento em 9 de janeiro.

O objetivo desta temporada do Sonora Brasil é homenagear a cultura popular, em especial as comunidades quilombolas. Por isso, o escolhido para receber a homenagem é o compositor Edino Krieger e as bienais da música contemporânea, que receberá quatro episódios da série. Para os capítulos, serão utilizados instrumentos de sopro, canto coral, violão.

Além disso, também em quatro capítulos, serão contemplados os tambores e batuques, que são elementos essenciais para as culturas quilombolas e, por vezes, sagrados em algumas comunidades. No repertório, haverá moçambiques, quicumbis, alujás e candombes.

“O projeto Sonora Brasil caminha no sentido de difundir esta valiosa cultura musical. Os circuitos que percorrem o país levam ao público a qualidade e a diversidade da música brasileira e proporcionam aos artistas a possibilidade de exporem seus trabalhos a plateias distintas, o que resulta em novas experiências e novas inspirações”, declara o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes Simões, em nota envida à imprensa.

Na inauguração do Sonora Brasil, que será on-line, a produção do evento convidou o professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Carlos Sandroni, e o cineasta, documentarista e diretor da série Belisário Franca. A intenção é que ocorre uma roda de conversas para discutir a respeito dos processos criativos de produção audiovisual e que envolvam a diversidade sonora cultural brasileira.

Confira a programação completa do Sonora Brasil 2020:

21 de novembro
Homenagem à Edino Krieger e às bienais de música brasileira contemporânea.

28 de novembro
Duo Cancionâncias, formado pelo violonista Cyro Delvizio e pela cantora lírica Manuelai Camargo.

5 de dezembro
Concerto do Quinteto Brasília com peças de Edino Krieger, Osvaldo Lacerda e Vieira Brandão. Além disso, programa com entrevistas de Krieger e músicos envolvidos no trabalho dele.

12 de dezembro
Apresentação do concerto do Octeto Polyphonia Khoros, regido pela maestrina Mercia Ferreira, com o repertório de Edino Krieger.

19 de dezembro
Grupo Raízes do Bolão recebe Pedro Bolão para discursar sobre ancestrais que participaram da construção da Fortaleza de São José do Amapá, Macapá.

26 de dezembro
Apresentação do grupo de raíz africana Alabê Ôni, formado pelos músicos e pesquisadores Richard Serraria, Pingo Borel, Mimmo Ferreira e Kako Xavier, que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo.

2 de janeiro
O programa visita a Fazenda de Tocos em Antônio Cardoso, na Bahia, onde o samba de tocos faz parte da tradição, assim como a devoção a São Cosme e São Damião.

9 de janeiro
Apresentação, cantoria e batuque do grupo Samba do Cacete de Vacaria, da comunidade de Cametá, no Pará. Maria dos Prazeres entoa um canto e Manoel Maria da Cruz discorre sobre suas origens e misturas decorrentes dos escravos e índios.

Todo conteúdo sob demanda do SescTV está disponível em sesctv.org.br.
A programação linear, em streaming, é vista em sesctv.org.br/noar – 24 horas por dia, 7 dias por semana, grátis e sem necessidade de cadastro. Ou pode ser vista por operadoras de TV, a consultar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação