Cultura nordestina

Casa do Cantador transmite shows virtuais com artistas do repente

O evento, intitulado 'Campeões do repente em cantoria', começa na sexta-feira (14/11) com transmissão pelo Facebook

Correio Braziliense
postado em 11/11/2020 19:29
 (crédito: Vitor Mesquita/Divulgação)
(crédito: Vitor Mesquita/Divulgação)

 

Com o intuito de ampliar o reconhecimento da cultura do repente no Distrito Federal, a Casa do Cantador realizará uma série de shows virtuais com artistas selecionados. É o Campeões do repente em cantoria, com transmissão feita diretamente do ponto turístico em Ceilândia e transmitidas pelas Fanpages do espaço e do Campeões do Repente, entre 14 e 21 de novembro, e 4 de dezembro, gratuitamente.

Sugestões de temas para serem versados são bem-vindas e podem ser encaminhadas por mensagem nas Fanpages. Além dos shows, o poeta Donzílio Luiz resgatará momentos da história da Casa do Cantador em uma publicação de poesia de cordel. O evento também contará com a participação dos poetas Lília Diniz e Cumpadi Anselmo.

Chico de Assis, mestre da arte popular e ativista do repente, foi o responsável por convidar representantes da cena local e nordestina para participarem do Campeões do repente em cantoria. O projeto é de relevância para o todo o Distrito Federal. “Amplia para sua população o acesso à literatura de cordel, ao repente e à poesia matuta da mais alta qualidade”, revela Chico em nota.

Repente no DF

Principalmente na Ceilândia, o repente ocupa um espaço de muita relevância no Distrito Federal. Com o objetivo de levantar questões importantes de forma leve, raízes nordestinas são conservadas pela arte. “Essas peculiaridades do repente enfatizam sua importância na formação da identidade cultural de uma sociedade”, ressalta Chico.

Serviço

Campeões do repente em cantoria

Sexta-feira (14/11)
Apresentador e declamador: Donzílio Luiz
Shows com Chico de Assis e João Santana; e Antonio Lisboa e Edmilson Ferreira

Sexta-feira (21/11)
Apresentador e declamador: Cumpadi Anselmo
Shows com Chico de Assis e João Santana; e Os Irmãos Silva - Jairo e Jeferson Silva

Sexta-feira (4/12)
Apresentadora e declamadora: Lília Diniz
Shows com Chico de Assis e João Santana; e Mocinha da Passira e Minervina Ferreira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação