Música

Percussionista chinesa Beibei Wang é atração do Digital Dellarte nesta quinta

Beibei mistura clássicos solos performáticos com instrumentos não convencionais

Geovana Melo*
postado em 12/11/2020 17:07
 (crédito: Huazhen Hu/ Divulgação)
(crédito: Huazhen Hu/ Divulgação)

O Digital Dellarte apresenta nesta quinta-feira (12/11) uma performance da percussionista chinesa Beibei Wang, às 19h30, no canal Dellarte no YouTube. Beibei mistura clássicos solos performáticos com instrumentos inusitados, como água, baldes, luminárias, entre outros. O trabalho dela é comparado ao do brasileiro Hermeto Pascoal, que também bebe dos mesmos conceitos de criatividade. 

A solista faz uma variedade de apresentações, incluindo performance musical tradicional, clássica, conceitual e visual. O repertório abrange uma gama diversificada, incluindo música clássica, contemporânea, jazz e música tradicional chinesa.

Beibei Wang cresceu em uma família musical. Filha de pai militar, ele era responsável por reger a orquestra do exército. "Algumas das minhas primeiras lembranças são de quando costumava acompanhar meu pai nos ensaios. Quando tinha três anos, ganhei meu primeiro instrumento como presente de aniversário, um violino e comecei a fazer aulas de música. Infelizmente, não fui feita para ser violinista, mas ao mesmo tempo também comecei a ter aulas de piano e percussão", lembra a percussionista chinesa Beibei Wang em entrevista ao Correio

A percussão fez os olhos de Beibei brilharem, mas ela garante que é eclética, até mesmo para se inspirar no processo de criação. "Fazer música é uma viagem de exploração, imaginação e experimentação. Eu abraço e aprecio qualquer gênero musical e cultura. É uma jornada de exploração do mundo exterior, bem como uma jornada de compreensão e descoberta de mim mesmo", conta a artista. 

Na última década, ela conheceu e passou a trabalhar com alguns músicos reconhecidos mundialmente, incluindo o compositor vencedor do Grammy e do Oscar Tan Dun, que tem sido a maior influência no modo que Beibei experimenta a música e interpreta a performance.

"Em três concertos que eu estrelei desde 2008, fui convidada a usar água, mais de 50 tipos de papel, bem como cerâmicas e pedras para fazer música. Todo o processo de experimentar objetos do cotidiano, transformá-los em instrumentos não convencionais e descobrir a melhor forma de tocar e projetar a instalação e a exposição final é mais ou menos como um experimento científico. Fui fortemente atraída pela criatividade", declara.

Para a apresentação de hoje, Beibei Wang define o repertório como "uma festa musical global". O show contará com convidados de diferentes origens culturais para se juntar à percussionista tocando músicas que vão desde a tradicional chinesa até a brasileira moderna.

Serviço

Beibei Wang no Digital Dellarte 

Nesta quinta-feira (12/11), às 19h30, no canal Dellarte, no Youtube. Entrada franca. Livre para todos os públicos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação