Aniversário

Confira clipes e músicas que marcaram os 75 anos de Neil Young

Cantor, compositor e guitarrista Neil Young marcou o rock americano e também os gêneros musicais folk e country

Correio Braziliense
postado em 12/11/2020 17:42
 (crédito:  AFP / Robyn BECK)
(crédito: AFP / Robyn BECK)

Há exatos 75 anos, em 12 de novembro de 1945, nascia Neil Percival Young, um músico canadense que se tornaria figura emblemática dos Estados Unidos e no mundo. Considerado o 17º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone, o artista coleciona lançamentos solos e de projetos coletivos ao longo da carreira.

É difícil escutar Neil Young sem tão pouco tomar conhecimento dos movimentos da história da música. Ele passou pela década de 1960, com a geração hippie e a popularização do folk, pela de 1970, com a consolidação do rock, entre 1980 e 1990 vivenciou o surgimento do grunge, subgênero do rock alternativo, entre outros. Ao mesmo tempo em que conversava com as épocas, o artista mantinha muito das raízes.

Entre conflitos locais e internacionais, Neil Young também é conhecido por posicionamentos políticos. George H.W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos, foi alvo de críticas do músico, que utilizou as letras para questionarem a administração do governante. Donald Trump, último presidente do país americano, deve ser processado por Young, por usar as músicas dele em comícios.

Confira clipes marcantes de Neil Young


Buffalo Springfield - For what it's worth (1967)

A banda Buffalo Springfield,formada em Los Angeles, em 1966, ficou junta por pouco mais de dois anos. Embora com pouco tempo de atividade, ela foi marcada por estrear carreira solo de Neil Young. A música For what it’s worth é composição de Stephen Stills, guitarrista, e foi utilizada para protestos contra a Guerra do Vietnã, mesmo que Stills tenha revelado que era direcionado um confronto entre a polícia e jovens hippies na Califórnia.


Cinnamon girl (1969)

Um dos primeiros álbuns solos de Neil Young, chamado Everybody knows this is nowhere, lançado em 1969, estreia a canção Cinnamon girl, que mostrava uma guitarra mais voltada para o rock, diferente do folk em que se localizava o músico.


Heart of gold (1972)

O álbum Harvest, lançado em 1972, consolida Neil Young no mercado da música, como um dos mais vendidos do ano e como grande influência dentro do country rock. A canção Heart of gold foi gravada em Nashville, nos Estados Unidos, de forma acústica. Na apresentação ao vivo, Young aparece com a combinação do violão e da gaita ao mesmo tempo.


Rockin' in the free world (1989)

O álbum Freedom, de 1989, carrega a música Rockin’ in the free world, classificada na posição 216 entre as 500 melhores canções da história, selecionadas pela Rolling Stone. A letra criticava, como citado anteriormente, políticas de administração do ex-presidente George W. Bush.


Harvest moon (1992)

Mesmo com o surgimento do movimento grunge na música no início da década de 1990, com Nirvana e Pearl Jam, Neil Young lança o álbum que seria visto como continuação do Harvest, de 1972, com influências do folk country. A música Harvest moon simboliza um dos grandes sucessos do músico canadense.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação