ARTES VISUAIS

Olhares de Usha Velasco

Paula Barbirato*
postado em 12/11/2020 23:33
 (crédito: Arquivo CB/D.A Press/Reprodução/D.A Press)
(crédito: Arquivo CB/D.A Press/Reprodução/D.A Press)

 

Pela primeira vez, o conjunto de criações da artista visual Usha Velasco poderá ser contemplado e em modelo virtual. Com um catálogo dividido em 240 obras, 16 séries, o site está disponível na internet como uma forma de celebração aos 30 anos de carreira dela. A retrospectiva parte dos primeiros trabalhos, em 1990, até fotos atuais, na pandemia.
Embora tenha ficado mais conhecida pelo antigo blog chamado Uma outra Brasília, no qual mostrava trabalhos feitos na capital, Usha conta que um outro objetivo do site criado é para mostrar obras que a expandem para outras temáticas além da cidade. “Fiquei centrada em outro tema, que não era Brasília, mas sim o do tempo”, pontua.
As duas últimas séries feitas por Usha Velasco foram durante o período de quarentena. “Eu fiz essa chamada (In)potência que conta sonhos. Monótona, mostra travesseiros e lençóis. Ela me deixou mais em paz com a ideia de estar isolada”, afirma. A outra foi em um momento o qual a artista contraiu a covid-19, ficou de cama por duas semanas e quis fotografar as paredes do quarto, que carregam pinturas de dez anos. “Era o que eu olhava o dia inteiro”, revela.
“Fiquei pensando, meu Deus, quanta coisa que eu já fiz”, comenta Usha, sobre o que sentiu durante a construção do projeto do site, que teve apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). A plataforma reúne as séries preferidas da artista visual, com descrição sobre a reflexão proposta e curadoria e crítica de Marília Panitz e André Vilaron. O material pode ser conferido no site www.ushavelasco.com.br.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação