Cultura popular

Live imerge nas raízes afro-brasileiras por meio da cultura popular

O Quilombo da Liberdade prestigia a comunidade do Distrito Federal com aulas e lives que visam a valorização da cultura popular

Correio Braziliense
postado em 13/11/2020 14:38
 (crédito: Jetro Osytek/ Divulgação)
(crédito: Jetro Osytek/ Divulgação)

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade, comandado pelo Mestre Cobra, prestigia a comunidade do Distrito Federal com uma imersão nas raízes afro-brasileiras por meio da capoeira, valorizando o patrimônio cultural nacional e transmitindo às novas gerações as tradições do país. Este ano, em decorrência da pandemia, o grupo não esteve em contato direto com os projetos presenciais, mas apresenta a iniciativa Quilombo da Liberdade Live, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, que estreia neste sábado (14/11) com programação on-line. 

O grupo realizará lives culturais pelo canal do YouTube. As apresentações culturais terão o grupo Grito de Liberdade como anfitrião para estabelecer diálogos com grupos tradicionais de cultura popular e urbana do Distrito Federal, como circo, folclore, dança negra, rap, reggae, hip-hop, dentre outros segmentos que fazem intercâmbio com a história da cultura negra e da capoeira. Neste sábado (14), às 18h, a iniciativa recebe os grupos Boi do Seu Teodoro e Tambor de Crioula.

“Reunimos um abrangente grupo de profissionais que são exemplos de superação, trabalho árduo e que enfrentam as dificuldades estruturais e de incentivo para trazer ao público produtos artísticos que encantam e angariam fãs de todas as faixas etárias e classes sociais”, relata Mestre Cobra, idealizador do projeto, em material de divulgação. 

O Quilombo da Liberdade Live também oferecerá aulas regulares gratuitas de capoeira regional e de capoeira angola por meio da plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem se inscrever na modalidade desejada pelos e-mails gritocapoeiraregional@gmail.com ou gritopoeiraangola@gmail.com.

Confira a programação on-line:

Aulas regulares de capoeira angola

Período: 17/11/2020 à 19/7/2021
Dia: Terça e quinta
Horário: 9h às 10h – via plataforma Zoom 

Aulas regulares de Capoeira Regional

Período: 17/11/2020 à 19/7/2021
Dia: Terça e quinta
Horário: 19h às 20h – via plataforma Zoom

Lives de novembro 

14 de novembro

Horário: 18h às 20h
Tema: Folclore brasileiro e cultura popular tradicional com grupos Boi do Seu Teodoro e Grito de Liberdade. 

28 de novembro 

Horário: 18h às 20h
Tema: Rap, grafite e cultura popular tradicional com grupo Azulim, Grito ed Liberdade e Coquetel Molotov.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação