"Eu sou apenas um rapaz latino-americano/ sem dinheiro no banco/ sem parentes importantes/ e vindo do interior". Os versos da canção Apenas um rapaz latino-americano foram eternizados na memória dos brasileiros por meio da voz de Belchior. A música de 1976 integra o disco Alucinação, um dos oito álbuns autorais lançados pelo cantor e compositor durante 1974 e 1984, época que a essência do cearense foi sedimentada.
Para manter viva a memória de Belchior, dois álbuns retrospectivos do cantor, Um show – 10 anos de sucesso (1986) e Trilhas sonoras (1990), ganham as primeiras edições em CD na caixa Paralelas, produzida pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira para a gravadora Warner Music. O box Paralelas será lançado em 4 de dezembro e contará com edições remasterizadas.
Ambos os discos foram gravados em estúdio e trazem repertórios que compilam o talento do cantor. O novo projeto da Warner segue os moldes da caixa Tudo outra vez, lançada em 2018 com as definitivas edições em CD dos álbuns Belchior (1974), Coração selvagem (1977), Todos os sentido (1978), Belchior - Era uma vez um homem e seu tempo (1979), Objeto direto (1980) e Paraíso (1982).
O box também com curadoria de Vieira reuniu 68 músicas. "Esse projeto existe desde que Belchior estava vivo. Eu já tinha feito uma caixa em 2016 com os discos dele da Universal Musical, Três tons de Belchior, inclusive, com Alucinação. Achei natural que eu resgatasse esse período dele na Warner, que foi uma época de grande sucesso popular, quando ele emplacou muitos hits", contou Vieira ao Correio na época do lançamento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.