APÓS DENÚNCIA

Polícia investiga Claudia Raia por exercício ilegal de profissão

A denúncia foi feita pelo Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1) por um vídeo que atriz publicou em seu Instagram coordenando uma aula de exercícios físicos ao lado de seu marido, Jarbas Homem de Mello

Correio Braziliense
postado em 18/11/2020 16:42
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Após denúncia do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1), a Polícia Civil de São Paulo abriu investigação contra a atriz Claudia Raia por exercício ilegal da profissão de educadora física. A denúncia está relacionada a um vídeo que a atriz publicou em seu Instagram, em março, fazendo exercícios físicos ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello.

De acordo com informações do portal Uol, em depoimento, a artista disse que tudo foi feito com acompanhamento do seu personal trainer, Marcos Prado, formado em educação física.

Ainda segundo Claudia, a ideia de fazer um vídeo com atividades físicas foi um pedido dos seus seguidores. A atriz, que tem quase 7 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram, afirmou à polícia que o objetivo da publicação era incentivar a atividade física no momento de pandemia, e que não tinha a intenção de obter lucros financeiros em cima disso.

A notícia-crime foi protocolada contra a atriz em 23 de julho deste ano. Segundo o CREF1, o órgão recebeu diversas denúncias. “Essa modalidade de exercício ilegal da profissão tem dificultado a atuação do CREF1, uma vez que, não sendo profissionais de educação física, o CREF1 não possui nenhum meio de identificar, localizar e fiscalizar tais infratores, nem mesmo a sociedade em caso de qualquer dano à saúde ou mesmo à vida”, diz o documento.

A prática pode se enquadrar no Art.47 da Lei de Contravenções Penais (Lei nº 3.688/1941), que estipula pena de 15 dias a 3 meses de prisão ou multa para quem “exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício”.

Até a mais recente atualização desta reportagem, a atriz não havia se pronunciado publicamente sobre o caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação