Manifestação

Ato nesta segunda-feira (23/11) cobra execução da Lei Aldir Blanc

O Movimento Cultural realiza o ato Impedides de Trabalhar II nesta segunda (23), às 15h, na Biblioteca Nacional

Correio Braziliense
postado em 23/11/2020 13:53
 (crédito: Movimento Cultural/ Divulgação)
(crédito: Movimento Cultural/ Divulgação)

O Movimento Cultural realiza o ato Impedides de Trabalhar II nesta segunda-feira (23/11), às 15h, na Biblioteca Nacional. A manifestação visa o repasse do dinheiro da Lei Aldir Blanc, que objetiva minimizar os impactos negativos da paralisação cultural em decorrência da pandemia do novo coronavírus e garantir uma renda emergencial para estes trabalhadores, além da manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de isolamento por meio de três formas de auxílio.

No entanto, faltando 38 dias para a devolução dos recursos da Lei Aldir Blanc para os cofres do governo federal, duas ações para que esse aporte seja repassado aos trabalhadores da cultura estão pendentes: os editais da linha 3 da Lei Aldir Blanc (LAB) ainda não foram lançados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) e o Projeto de lei n. 1541/2020 ainda não foi sancionado pelo governador do DF.

Os trabalhadores estão com receio de não haver tempo hábil para empenhar os recursos, publicar os editais e concluir todo o processo de avaliação, habilitação e pagamento ao longo destes 38 dias.

O ato contará com a ação performativa Estalinhaço. Trata-se de uma representação sobre a precariedade da situação dos agentes da cultura. "Gostaríamos de celebrar nossa resistência com fogos de artifício, mas infelizmente estamos reivindicando o básico e o emergencial que nos foi negado durante todo o período pandêmico de 2020 com estalinhos”, conta os organizadores em material de divulgação.

Artistas e simpatizantes que participarão da manifestação deverão ir de máscara, levar álcool gel e manter o distanciamento físico recomendado.

Serviço

Ato Impedies de Trabalhar II

Nesta segunda-feira (23/11), na Biblioteca Nacional do Complexo do Museu Nacional da República, às 15h.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE