Obituário

Ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader, morre aos 85 anos

Além de ator, Dave Prowse era fisioculturista

Correio Braziliense
postado em 29/11/2020 08:56
 (crédito:  THIERRY ZOCCOLAN / AFP)
(crédito: THIERRY ZOCCOLAN / AFP)

Londres, Reino Unido - O ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader na trilogia original Star wars, morreu no sábado (28/11) aos 85 anos, informou neste domingo (29/11) o agente Thomas Bowington.

"Anunciamos, com enorme tristeza, que nosso cliente Dave Prowse faleceu ontem (sábado) aos 85 anos", escreveu o agente no Facebook.

"Que a força esteja com ele, sempre", declarou o representante à BBC, recordando a frase usada pelos protagonistas de saga. "É uma perda realmente dolorosa para nós e para milhões de fãs no mundo", completou.

Dave Prowse, um ex-fisiculturista que virou ator, conseguiu o papel na célebre trilogia graças à aparência e à altura de quase dois metros. Mas o forte sotaque de Bristol, oeste da Inglaterra, foi considerado pouco apropriado para o personagem e a produção escolheu o ator James Earl Jones para dar a voz ao grande vilão.

Prowse representou a Inglaterra no levantamento de peso dos Jogos da Commonwealth no início dos anos 1960, antes de iniciar a carreira como ator.

Com sua impressionante armadura negra, respiração metálica e poderes, Darth Vader é um dos 'vilões" mais marcantes da história do cinema. A frase "Eu sou seu pai", simulando a voz tenebrosa do personagem, é uma das mais repetidas pelos fãs da saga criada por George Lucas.

"Vader é o vilão mais importante da história", disse Dave Prowse à AFP em 2013.

Durante muitos anos, o ator viajou pelo mundo para convenções de fãs da trilogia original, que chegou aos cinemas entre o fim dos anos 1970 e e início da década de 1980.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação