Celebridades

Morre, aos 80 anos, Alex Trebek, apresentador do programa 'Jeopardy!'

À frente do game show há 30 anos, o apresentador se tornou uma das figuras mais importantes da televisão norte-americana

O apresentador Alex Trebek morreu, no último domingo (8/11), em casa nos Estados Unidos. Estrela do game show Jeopardy! há 30 anos, Trebek anunciou em 2019 que lutava contra um câncer de estágio 4 no pâncreas. O anúncio da morte foi feito pelas redes sociais do programa que ele ajudou a transformar em um dos mais populares das noites dos norte-americanos.

O apresentador morreu em casa e segundo tuíte do programa "pacificamente". Ficam a esposa Jean Trebek e os dois filhos, já adultos, Emily e Matthew.

Nascido no Canadá, filho de pai ucraniano e mãe franco-canadense, iniciou a carreira na televisão canadense apresentando pequenos programas de jogos, mesmo sendo formado em filosofia pela Universidade de Ottawa. Foi, então, incentivado pelo ator Alan Thicke a se mudar para a Califórnia. Após algumas tentativas frustradas apresentando game shows norte-americanos, garantiu uma vaga no Jeopardy! após boa substituição no famoso Wheel of fortune (Roda da fortuna, em tradução literal).

O programa estava em hiato e precisava ser repaginado quando Trebek assumiu. O apresentador produziu as três primeiras temporadas e transformou o Jeopardy! em um dos programas com maior audiência do horário na América do Norte, somando 20 milhões de espectadores por apresentação apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Alex, consequentemente, se tornou uma das figuras mais populares da televisão norte-americana.

Jeopardy! consiste em um jogo de conhecimentos gerais em que pessoas desafiam um vencedor, conforme uma pessoa for vencendo ela fica para o próximo programa, caso o desafiante vença, ele assume o lugar de desafiado. Alex Trebek era responsável por reger o game show e fazer as perguntas. O maior vencedor da história da competição é Ken Jennings, que se manteve por 75 edições, vencendo 74 consecutivas. O recordista comparou Trebek a Walter Cronkite e Johnny Carson, dois dos maiores apresentadores da história dos Estados Unidos, e afirmou que ele mudou a história do programa.

Alex Trebek ganhou seis prêmios Emmys de Melhor apresentador de game show, o mais recente em 2019. Ele também conquistou o Emmy honorário por todo trabalho feito na televisão em 2011. Ele não só deixa marcado na história o programa Jeopardy!, o qual o rendeu o nome na calçada da fama de Los Angeles, mas também o visual que usava, com um característico bigode que chegou a ser notícia várias vezes nos Estados Unidos.

 

Rich Fury/AFP - Estrela de Alex Trebek, apresentador do programa "Jeopardy!" na calçada da fama de Los Angeles