A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou o resultado preliminar do Encontro do Grafitti. Foram aceitas 193 propostas de artistas, que disputam 100 vagas na resultado final. A Secec visa com esse projeto renovar a Galeria dos Estados. A informação foi revelada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3/12).
Na pré-seleção, os artistas precisavam apresentar em portfólio pelo menos uma intervenção artística em muros, paredes, painéis, tapumes, entre outros espaços urbanos. As 193 propostas admitidas passarão pelo crivo de uma comissão formada por membros da sociedade civil. A Subsecretaria de Economia Criativa (Suec) e a Administração do Plano Piloto também tem participação no projeto.
Os grafiteiros que forem selecionados entre os 100 nomes terão de um a dois dias para fazer um painel de 10 a 20 metros quadrados, exercendo de liberdade artística. A temática do mural é livre. Cada artista receberá cachê de R$ 1.500 para o desenvolvimento da ideia. Ao todo serão investidos o montante de R$ 195 mil no edital da Secec. Trinta por cento das vagas são reservadas para mulheres do ramo. Confira a lista preliminar de selecionados.
O Encontro de Grafitti será realizado em 2020 e deve seguir as normas recomendadas pelas autoridades de saúde. Os artistas receberão suporte de higiene, segurança e equipamentos de segurança individual (EPIs). Será estabelecido um revezamento também para garantir o distanciamento social.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.