Cinema

Oficina virtual sobre Mel Brooks antecipa mostra no CCBB

Oficina, ministrada pelos curadores Eduardo Reginato e José de Aguiar, fala sobre história do diretor e bases do humor judaico e nonsense praticado por ele

Correio Braziliense
postado em 04/12/2020 09:57 / atualizado em 04/12/2020 09:58
 (crédito: Michael Grecco/Divulgação)
(crédito: Michael Grecco/Divulgação)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Distrito Federal oferecerá na próxima semana o Curso Mel Brooks, ministrado pelos cineastas e curadores Eduardo Reginato e José de Aguiar. A atividade começa na próxima quinta-feira (9/11) e vai até sábado (12), com duas horas de aula por dia, sempre a partir das 19h. O encontro será pelo aplicativo Zoom, em link disponibilizado nas redes sociais do CCBB  (Facebook, Instagram e Twitter), com acesso livre, gratuito e lotação máxima de 100 participantes.

A oficina apresentará a trajetória do diretor norte-americano e a evolução do cinema praticado por ele, passando pelos primórdios da comédia nos Estados Unidos, as primeiras paródias e o tipo de humor surgido durante a Segunda Guerra Mundial. Mel Brooks elegeria a paródia como arena para o humor nonsense e crítico, temperado pelo judaico na vertente mais ácida. Este tipo de comédia também estará em exame no curso, além das técnicas de trabalho, roteiro e direção do cineasta.

Exposição

O evento é um aperitivo para a exposição Mel Brooks – Banzé no cinema, prevista para ocorrer de 5 a 31 de janeiro, e que tem curadoria de Eduardo Reginato e José de Aguiar, os ministrantes da oficina. A mostra, que passou pelo Rio de Janeiro em fevereiro e março, e fica em cartaz em São Paulo até dezembro, faz uma abrangente retrospectiva sobre o diretor, ator, roteirista, compositor e produtor Mel Brooks, hoje considerado um dos maiores diretores norte-americanos de comédias de todos os tempos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação