Imersão cultural

Festival do Japão Brasília 2020 traz primeira edição virtual à capital

O Festival, tradicionalmente presencial, será realizado a partir de amanhã (5/12) em formato on-line pela primeira vez

Correio Braziliense
postado em 04/12/2020 13:24
 (crédito: FJB 2020/Divulgação)
(crédito: FJB 2020/Divulgação)

O Festival do Japão Brasília chega a mais uma edição em 2020 e devido as condições impostas pela pandemia, encontrou uma forma de se reinventar. O evento será pela primeira vez virtual, mas sem deixar de lado o objetivo central de compartilhar a cultura japonesa com o público de Brasília. O festival tem início amanhã (5/12) com uma live a partir das 16h e terá encerramento no domingo (6), às 20h.

Este é o nono ano do evento criado pela Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra). Presencialmente o festival já chegou a receber 45 mil visitantes em um fim de semana.

Na edição de 2020, a organização prepara uma programação que conta com atletas e artistas nacionais e internacionais, além de dança, oficinas, entrevistas, concurso de cosplay e a apresentação de Taiko, os famosos tambores japoneses. A maioria das atrações previstas na programação são exclusivas.

Uma das principais atrações anuais do festival é a culinária. No entanto, apesar de ser uma edição on-line, o público ainda terá acesso a comidas típicas japonesas. O festival contará com esquema de delivery e drive-thru nos dois dias, para almoço e jantar. As opções disponíveis podem ser escolhidas no site oficial do evento.

Como novidade, a organização preparou uma exibição especial e, até o momento, inédita em Brasília da tradicional Tooro Nagashi, o festival de lanternas tipicamente japonês. Pequenas lanternas flutuantes são confeccionadas e lançadas nas águas em homenagens aos mortos. Para este evento serão homenageadas 3,2 mil pessoas que morreram em decorrência da covid-19 e também de outras doenças ou causas naturais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação