Teatro

Festival de Teatro Universitário chega à 10ª edição em formato virtual

Esquetes que competem na Mostra Competitiva serão exibidos e premiados entre 8 e 10 de dezembro pelo YouTube

Correio Braziliense
postado em 07/12/2020 10:09 / atualizado em 07/12/2020 10:10
 (crédito: APPROACH COMUNICAÇÃO/ Divulgação)
(crédito: APPROACH COMUNICAÇÃO/ Divulgação)

O FESTU — Festival de Teatro Universitário chega à 10ª edição neste ano em formato on-line, pelo YouTube, com programação de 8 a 10 de dezembro. O evento é considerado o maior festival de teatro universitário do Brasil. Dessa vez, os atores Patricia Pillar, José de Abreu, Raphael Logam e Shirley Cruz integrarão o júri.

“Uma década do festival que fomenta o trabalho de quem está entrando no mercado, que revela jovens talentos e mostra o quanto a cultura e a diversidade são necessárias para acalentar os corações”, diz o diretor Felipe Cabral, um dos idealizadores do FESTU, em material de divulgação.

A mostra nacional competitiva contará com 20 cenas escolhidas pela curadoria do festival. Elas concorrerão à premiação nas seguintes categorias: melhor esquete, melhor esquete pelo júri popular, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, melhor figurino, melhor iluminação, melhor texto original e melhor direção de movimento.

O esquete escolhido pelo júri ganhará patrocínio de R$ 30 mil para a montagem do próprio espetáculo e a participação na edição 2021 do Festival de Curitiba. Já o esquete escolhido pelo júri popular receberá R$ 15 mil para a mesma finalidade.

Além dos prêmios em dinheiro, o FESTU oferecerá a curadoria de um programa de educação financeira para a melhor gestão do patrocínio recebido durante o festival. Os escolhidos nas outras categorias receberão bolsas de estudos em centros de teatro, música, dança e artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro.

Serviço

10ª edição do FESTU
De terça-feira (8/12) até quinta (10), no YouTube. Gratuito. Livre para todos os públicos. Mais informações no site www.festu.com.br.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação