Música

Morre, aos 80 anos, cantor do grupo Fundo de Quintal Ubirany Nascimento

Músico, responsável por mudanças no samba usadas até a atualidade, faleceu no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11/12)

Correio Braziliense
postado em 11/12/2020 12:35
 (crédito:  Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press)

Ubirany Félix Do Nascimento, cantor e músico no grupo Fundo de Quintal, morreu, aos 80 anos, nesta sexta-feira (11/12), no Rio de Janeiro. O ícone do samba brasileiro estava internado devido após ter complicações da covid-19 e acabo não resistindo.

O músico fez parte da fundação do grupo Fundo de Quintal, ainda realmente no quintal de Elza Soares, em Jacarepaguá, local que motivou o nome do grupo. Iniciativa importante para história do samba, o conjunto estava em atividade desde os anos 1970 e se reinventa até os dias atuais.

Uma das coisas importantes que o grupo introduziu no samba foi ideia de Ubirany. O cantor utilizava o repique de mão, instrumento hoje comum no gênero, mas apresentado pelo músico há quase 50 anos. O repique ficou marcado como uma assinatura do Fundo de Quintal e acabou influenciando o modo de fazer música.

Confira nota publicada pelo grupo sobre a perda:

“É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11), de Ubirany Félix do Nascimento, o 'nosso querido' Ubirany, aos 80 anos de idade.

O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por Covid-19.

A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo”.

Famosos reagem

Músicos como Zeca Pagodinho, Teresa Cristina e Emicida lamentaram a morte do músico nas redes sociais com palavras de conforto a família e aos fãs, além de fotos  de Ubirany. "O samba brasileiro está de luto", escreveu Pagodinho, Tereza classificou o fundador do Fundo de Quintal como "o maior dos maiores" e Emicida apontou 2020 como "ano-tragédia".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação