Fotografia

Estrondo! lança quatro fotolivros de artistas mulheres

Editora dedicada exclusivamente ao trabalho de artistas mulheres, a Estrondo! traz mais quatro lançamentos

Nahima Maciel
postado em 11/12/2020 13:55 / atualizado em 11/12/2020 14:42
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Dedicada a publicar exclusivamente fotolivros de artistas mulheres, a Estrondo! lança, nesta sexta (11/12), mais duas edições de uma coleção iniciada em dezembro deste ano. Outramentos, de Janaína Miranda, e Netuno, de Thalita Perfeito, serão lançados às 18h, em uma live no Instagram @editoraestrondo, com direito a encontro com as fotógrafas.

As paisagens do Rio de Janeiro inspiraram o trabalho de Janaína Miranda durante o tempo em que morou na cidade. A ideia foi abordar a fotografia a partir do olhar do filósofo Walter Benajmin no que a fotógrafa chama de Doutrina das Semelhanças Benajminianas. "Nas palavras de Walter Benjamin 'seria como o esforço, ou o dom, de fazer o espírito participar daquele segmento temporal no qual as semelhanças irrompem do fluxo das coisas, transitoriamente, para desaparecerem em seguida'", explica Janaína. Ela procurou estabelecer uma espécie de escuta dos lugares. "Como se fosse possível aferir o pulso da paisagem", conta. "E, nesse diálogo, paisagens internas e externas convergiram de tal modo que não é possível delimitar onde começa uma e termina a outra."

Criado por Michele Bastos para dar espaço à produção feminina, o projeto Estrondo! selecionou 10 trabalhos para serem publicados em formato de fotolivros durante 2020. Os ensaios foram escolhidos pelas curadoras Cinara Barbosa e Elza Lima . “A editora veio porque existe uma sub publicação de mulheres em absolutamente tudo e esse modelo se repete na foto”, conta Michele. “É uma editora de fotolivros de artistas. Eu estava já bastante cansada de ver esse padrão se repetindo na fotografia que vai desde a formação de jurados, curadorias feitas por homens, premiados majoritariamente homens. Fiz um levantamento em 2017 de quantas mulheres e quantos homens as cinco maiores editoras de fotolivros estavam publicando. De 70 a 91 % dos títulos publicados eram de homens, com exceção de uma editora brasileira que tem o cuidado de balancear.”

Na próxima quinta (17/12), também às 18h, a editora lança mais dois fotolivros: Corpulento, de Gisele Lima, e CO-respondências, do Mamana Coletiva, formado por Babi Ferreira, Bruna Custódio, Gabriela Biló, Isis Medeiros, Jacqueline Lisboa, Janine Moraes, Mel Coelho e Nayara Jinknss.

No ínicio de março, a editora lança novo edital de seleção. Além das curadoras Cinara Barbosa, de Brasília, e Elza Lima, do Pará, Ana Lira, de Pernambuco, participa da seleção. Serão escolhidos quatro projetos de artistas mulheres, que receberão R$ 4 mil por projeto, além da publicação do fotolivro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto da série Outramentos
    Foto da série Outramentos Foto: Janaína Miranda
  • Janaína Miranda, artista plástica e fotógrafa
    Janaína Miranda, artista plástica e fotógrafa Foto: Diego Bresani
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação