Streaming

No Dia Nacional do Cego, HBO divulga aplicativo de inclusão, o HBO IN

O HBO IN é gratuito e oferece ferramentas como audiodescrição para séries de sucesso do canal

Pedro Ibarra*
postado em 13/12/2020 07:00
 (crédito: Warner Media/Divulgação)
(crédito: Warner Media/Divulgação)

O dia 13 de dezembro no Brasil é marcado como o Dia Nacional do Cego, a data é importante para levantar a discussão sobre o que tem sido feito para os deficientes visuais e dar voz à comunidade. Em 2020, a HBO aproveitou o dia para apresentar o HBO IN no Brasil, um aplicativo gratuito com ferramentas de inclusão onde é possível assistir às produções do estúdio filiado a Warner Media.

Baseado em uma tecnologia criada na Universidade Carlos III em Madrid, na Espanha, o HBO IN disponibiliza audiodescrição em português de séries e de filmes. Estão no catálogo do app produções brasileiras como A vida secreta dos casais O negócio, e sucessos internacionais, como Game of thrones, Perry Mason, Watchmen.

Além das ferramentas para deficientes visuais também fazem parte do aplicativo legendas adaptadas com visualização e zoom ajustados para deficientes auditivos. Para utilizar o aplicativo basta baixá-lo e acessar com login e conta da HBO. Ele pode ser usado de forma individual ou sincronizado em outros dispositivos.

“Para nós da HBO a inclusão é prioridade. Não só deste nicho específico (cegos e surdos), mas de todas as vozes, tendências e comunidades tenham alguma participação e que se vejam refletidas em nossos conteúdos”, afirma Gustavo Grossmann, head de General Entertainment Networks da WarnerMedia Latin America, em entrevista ao Correio

Na visão de Grossmann e da HBO, a intenção é criar um meio para que o público seja mais abrangente e se sinta abraçado. “É um caminho de mostrar, produzir e, com as tecnologias, dar acesso. Para que possamos conversar com as comunidades, sejam quais forem”, acrescenta.

O ano da HBO e Warner Media

Com a pandemia vários planejamentos e metas foram alteradas no ano de 2020. Com a HBO não foi diferente, mas segundo Gustavo Grossmann o saldo final é positivo. “O público assistiu mais as nossas produções, o que fizemos não foi tão alterado em questões de entrega e o nosso cronograma de estreias não foi majoritariamente afetado. Pudemos cumprir tudo que oferecemos”, avalia o profissional.

“Foi um ano desafiador, mas estamos terminando com muitíssimo otimismo. Com o tempo de resguardo e quarentena, nós pudemos entender um pouco mais o público e as necessidades de entretenimento”, afirma.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação