EDUCAÇÃO MUSICAL

Choro com matrículas abertas

Irlam Rocha Lima
postado em 14/12/2020 22:00
 (crédito: Renata Samarco/Divulgação)
(crédito: Renata Samarco/Divulgação)

Um dos mais importantes centros de ensino para a formação de músicos em Brasília, a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, criada em 1997, viveu um ano atípico, determinado pela pandemia da covid-19. As concorridas aulas presenciais deram lugar às virtuais, mas, mesmo assim, de acordo com o diretor da instituição, Henrique Santos Neto, o resultado superou totalmente as expectativas, havendo pouquíssimas desistências e aprovação de 90% dos alunos. O formato trouxe também alunos de outros estados e até mesmo de outros países. “A aceitação foi espetacular”, diz Santos Neto (leia entrevista abaixo).

As matrículas para 2021, nos mais de 25 cursos oferecidos, com aulas de instrumentos como violão, bandolim, cavaquinho, flauta, gaita, pandeiro e percussão, tiveram início ontem e prosseguem até o dia 28. Houve a ampliação da grade, com a inclusão de novas matérias: musicalização infantil, canto coral, prática de conjunto e história do choro, destinadas a todos os níveis — de iniciante a avançado.

As aulas, nos períodos matutino, vespertino e noturno, começarão em fevereiro, em duas modalidades: on-line e presenciais, que seguirão todas as recomendações das autoridades sanitárias, para a segurança dos alunos e professores. O valor da mensalidade para novas matrículas é de R$ 198,90 — há desconto de 5% até o dia 21, e desconto de R$ 10 para um segundo curso.

 


Matricule-se
A Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello realiza matrículas para aulas on-line e presenciais, em 2021, até o próximo dia 28. Para se inscrever e obter mais informações, acesse escoladechoro.com.br/inscricoes-2021

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Três perguntas/ Henrique Santos Neto

Qual é a importância da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello para a formação de músicos em Brasília?
A Escola de Choro é um lugar que vai muito além do ensino musical. É um ambiente em que as pessoas aprendem música, formam grupos musicais, trocam experiências com pessoas de várias idades e fazem amigos. Essa característica de boa convivência entre alunos e professores é um diferencial fundamental, que reflete na qualidade do ensino, pois, em um ambiente propício, aprende-se mais e melhor.


Que expectativa faz em relação ao período escolar de 2021?
A escola vai oferecer o ensino on-line, no qual o aluno pode acompanhar a aula de casa; e aulas presenciais, seguindo as normas de saúde. Este ano foi o primeiro em que a escola ofereceu cursos on-line e a aceitação dos alunos foi espetacular. Já estamos com alunos de mais de cinco países e de vários estados do Brasil. A expectativa é que tenhamos ainda mais alunos de fora do Distrito Federal, pois o ensino da escola agora pode ser acompanhado de qualquer lugar do mundo.


Importante braço do Clube do Choro, a escola pode ser vista também como a cereja do bolo da instituição?
A escola representa a continuidade da nossa herança musical mais rica para as próximas gerações. O choro é a base da música brasileira e a função da escola é fundamental para garantir que os jovens e adultos possam conhecer e se apropriar da sua própria cultura. Além disso, inserimos muitos jovens no mercado de trabalho, contribuímos com o trabalho de formação de plateia e propiciamos um ambiente harmonioso para pessoas que queiram somente fruir a boa música.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação