Radionovela

Primeira radionovela sobre Brasília estreia nesta quinta (17/12)

‘Histórias de Brasília’ é uma colaboração entre os projetos BSB 61 e Histórias de Brasília. O episódio piloto, disponível nas plataformas digitais, traz interpretação do ator premiado João Campos como JK

Lisa Veit *
postado em 17/12/2020 15:55 / atualizado em 17/12/2020 19:14
 (crédito: Descompli.ca/Divulgação)
(crédito: Descompli.ca/Divulgação)

A partir desta quinta-feira (17/12), estará disponível em todas as plataformas digitais o episódio de estreia da primeira radionovela de Brasília, que contará fatos importantes da cidade. A iniciativa é intitulada Histórias de Brasília e é uma parceria entre os projetos BSB 61, realizado pela Descompli.ca Comunicação Digital; e o homônimo Histórias de Brasília, criado pelo pelo publicitário João Carlos Amador, em 2014, para contar fatos importantes sobre a cidade nas redes sociais.

Os outros episódios, que completam a primeira temporada, farão estreia em fevereiro, trazendo capítulos independentes entre si, sem um compromisso de seguir a ordem cronológica. “Serão 12 episódios semanais, independentes, e sem a obrigação de dar continuidade a um assunto específico. Vamos da política, passando pela cultura, até a polícia e o cotidiano. Essa é uma forma que encontramos de sempre surpreender o ouvinte que acompanhará nas plataformas digitais”, conta o diretor e roteirista do projeto, Igor Silveira, ao Correio. “O podcast, especialmente neste ano de pandemia, é um formato que, como consumidores de informação e de entretenimento, temos buscado cada vez mais. Nessa fórmula que estamos desenvolvendo, a radionovela é uma maneira de juntar essas duas coisas: o entretenimento e a informação”, explica o diretor sobre a escolha do formato.

Igor ainda reforça que apesar de ser uma radionovela e, portanto, possuir momentos de licença poética, a iniciativa é feita com base em uma pesquisa profunda e ampla sobre cada história, no intuito de manter a essência.“Nesse primeiro episódio, por exemplo, em cima das pesquisas que a gente fez, vemos que JK teve o mesmo motorista por mais de 30 anos. Ele, inclusive, dirigia o carro de Juscelino quando sofreu o acidente, em 1976. A partir da investigação sobre esse personagem, Geraldo, conseguimos reconstituir os diálogos por meio da licença poética, pelo fato de não terem sido documentados, mas possíveis dentro da relação que tinham”, exemplifica.  

Para o episódio piloto, o premiado ator de teatro, novelas e filmes, João Campos, foi o escolhido para interpretar Juscelino Kubitschek, que conta a história da inauguração de Brasília em uma narrativa em primeira pessoa. “É uma experiência única. Dar vida a um dos homens mais importantes do século 20 é, ao mesmo tempo, um privilégio e um desafio. Diferentemente de outros formatos, só podemos contar com as vozes e outros efeitos sonoros para passar ao público toda a emoção daqueles momentos vividos por JK”, conta o ator brasiliense, por meio de nota de divulgação. Segundo o diretor, o artista participará dos próximos episódios, vivendo outros personagens da história de Brasília.  

Iniciativa para o projeto brasiliense

Essa é a primeira radionovela feita em Brasília sobre Brasília para plataforma digitais, sendo um dos intuitos trazer um produto novo. Ela faz parte do projeto BSB 61, uma evolução do BSB 60, realizado este ano em comemoração ao aniversário da capital federal, com a trajetória de 20 empreendedores pioneiros da cidade. Depois de apresentadas essas narrativas, a radionovela chega para destacar a temática da inovação. “Brasília nasceu e continua sendo uma cidade inovadora, não só pelas pessoas que criam aqui, mas também pelos projetos que são desenvolvidos na cidade”, explica Silveira. O produto é uma parceria com o Histórias de Brasília, um projeto consolidado de João Amador, que coleciona e conta histórias da capital federal nas redes sociais e também em um quadro semanal na CBN.

O público poderá esperar casos antigos e contemporâneos que compõem o imaginário do brasiliense, como os bastidores do AI-5, a relação da cidade com a música da Legião Urbana, além de crimes que chocaram Brasília.

Serviço
Radionovela 'Histórias de Brasília'
Nas principais plataformas digitais. A partir de 17 de dezembro. Os próximos 12 capítulos serão disponibilizados em fevereiro. Com interpretação de João Campos e Loyane Alves, a radionovela contará histórias importantes do imaginário brasiliense por meio de personagens históricos como Juscelino Kubitscheck. Gratuito.Classificação indicativa livre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação