Como um caminho criativo para a produção cultural na pandemia, o Take Laje, projeto de arte digital que destaca o trabalho de profissionais da periferia do Distrito Federal, se prepara para apresentar a primeira edição, por meio das redes sociais e das plataformas digitais. A primeira temporada do projeto será apresentada ao público a partir deste domingo (20/12). O episódio de estreia será o pocket show da cantora Lídia Dallet, lançado às 17h.
Ao todo, serão quatro artistas por edição, com lançamento semanal de shows de aproximadamente 15 minutos, além de teasers, fotos e entrevistas documentais com os artistas. Já a quinta semana será marcada por um episódio bônus, o Take fusão, com integração entre os artistas em improvisações em dupla.
Take Laje
O audiovisual recebeu o status de facilitador para o contato do público com os artistas durante o período de isolamento social. Por esse motivo, Anne Caroline Vasconcelos, musicista negra sergipana radicada há mais de 20 anos em São Sebastião (base do projeto), com o apoio das produtoras Karla Ramalho e Liana Farias, decidiu idealizar algo que evidenciasse o trabalho realizado na periferia do Distrito Federal, priorizando a arte autoral de músicos negros, mulheres, LGBTQIA+, e povos originários.
Inicialmente a ideia era produzir os takes de pocket shows autorais, circulando pelas periferias, ou seja, cada edição seria feita em uma região diferente, com gravações em lajes, quintais ou varandas cedidas por moradores de cada cidade. "No entanto, num dado momento, pensamos: ‘somos de São Sebastião, vamos fincar as raízes do projeto aqui e promover produção cultural na nossa cidade que precisa de mais iniciativas culturais’, e assim fizemos”, aponta. Entretanto, destaca que o projeto visa receber artistas de todas as outras regiões administrativas.
A decisão também veio da ponderação de que circular pelas cidades, em meio a uma pandemia, não seria seguro nem para as comunidades, nem para a equipe. Assim, reservaram a ideia para um momento mais propício, com a possibilidade de ter um pequeno público nos shows, em edições futuras.
Produtores culturais e artistas
Com a colaboração de profissionais entre videomakers, editores, artistas e produção, vindos da periferia, o projeto busca trazer protagonismo e possibilitar a troca de experiências, de linguagens e de narrativas diversas. “Pensamos que, para atuar com propriedade, entendendo as demandas culturais da região, a equipe deveria ser majoritariamente periférica ou local, sendo assim, demos prioridade para esses profissionais para compor a equipe. Nesta primeira temporada, optamos por dar muito peso à representatividade feminina, negra e LGBTQIA+, e acho que não erramos na mão. Posso garantir que Lidia Dallet, Tonhão Nunes, Letícia Fialho e Lirys Catharina (atrações da temporada) vão dar um banho de originalidade e alegria em cada um dos episódios”, comemora a diretora.
Para garantir ainda mais inclusão e acesso às produções culturais, o projeto garante que todo o conteúdo veiculado possuirá legendas closed caption no YouTube, além de legendas descritivas nas redes sociais, para acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. “Ver o projeto tomando forma em produtos tão bonitos e de alta qualidade, só nos dá mais certeza do potencial incrível que a periferia tem”, finaliza Anne.
Confira a programação dos episódios da primeira edição
20/12
Semana Lídia Dallet
27/12
Semana Tonhão Nunes
3/1
Semana Letícia Fialho
10/1
Semana Lirys Catharina
Serviço
Primeira edição do projeto audiovisual Take Laje
Pelo Instagram, Facebook e YouTube. Em 20 e 27 de dezembro; e 3 e 10 de janeiro. Episódios lançados semanalmente. Sempre aos domingos, a partir das 17h, um artistas da periferia do DF será apresentado ao público por meio de pocket shows gravados, entrevistas documentais, teasers e fotos nas redes sociais e nas plataformas digitais.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.