Filmes

Os 10 filmes mais procurados por brasileiros em 2020, segundo o Google

As principais buscas de filmes na plataforma de pesquisa trazem lançamentos do ano, mas também revisitam produções lançadas anteriormente. Confira a lista e saiba mais sobre os títulos

Lisa Veit *
postado em 19/12/2020 14:18 / atualizado em 19/12/2020 14:39
 (crédito: Jessica Perez/Divulgação)
(crédito: Jessica Perez/Divulgação)

O Google disponibilizou uma série de listas com os termos, assuntos e personalidades mais buscados pelos brasileiros, na ferramenta de pesquisa, em 2020. Dentre elas, não poderia faltar o ranking dos dez filmes mais buscados pelos usuários brasileiros neste ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, e por consequência, pelo fechamento dos cinemas devido às medidas de isolamento social. A relação contém lançamentos de 2020, mas também revisita produções de anos anteriores. Confira os títulos:

1) Pantera Negra ( Black Panther, EUA, 2018, Super Herói, 134 min. De Ryan Coogler)


Lançado em fevereiro de 2018, com sucesso de bilheteria, o filme tornou-se um clássico das produções de super herói, sendo o primeiro longa da Marvel a trazer um herói negro como protagonista. Para além da ação clássica de filmes do gênero, Pantera Negra tem um diferencial: a preocupação em aprofundar traços culturais e posicionamentos políticos. O título mais buscado pelos usuários brasileiros no Google em 2020 eterniza a inesquecível performance do ator Chadwick Boseman como T’Challa em seu retorno a Wakanda para tornar-se o líder da nação e evitar ameaças ao trono por facções do próprio país. O ator morreu no final de agosto deste ano, devido a um câncer de cólon diagnosticado há quatro anos, causando grande comoção. Wakanda para sempre!

2) 365 dias (365 Dni, Polônia, 2020, Drama/Romance, 116 min. De Barbara Bialowas)



A produção da Netflix, lançada em junho deste ano, gerou repercussão nas redes sociais pelo enredo polêmico e cenas intensas de sexo. No longa polonês, Massimo Torricelli (Michele Morrone) pertence a uma poderosa família mafiosa da Sicília. Já Laura Biel (Anna Maria Sieklucka) é uma diretora de vendas de grande sucesso na vida profissional, mas está em conflito no relacionamento amoroso. Laura, então, decide viajar para a Sicília com o namorado em uma tentativa de reacender os sentimentos. As trajetórias dela e de Massimo se cruzam, e o mafioso, obcecado pela semelhança da moça com uma mulher do passado, a sequestra, dando um prazo de 365 dias para que se apaixone por ele, prometendo libertá-la ao fim desse prazo.

3) Milagre na Cela 7 (7. Koutaki Mucize,Turquia, 2019, Drama, 132 min. De Mehmet Ada Öztekin)


Grande sucesso da Netflix na temporada de 2019, o Milagre da cela 7 é um filme que sensibiliza e emociona. O filme turco, com direção de Mehmet Ada Öztekin, conta a história de Mehmet (Aras Bulut Iynemli), ou Memo, um homem portador de deficiência intelectual, com idade mental similar a da filha Ova (Nisa Sofiya Aksungur), uma criança de aproximadamente 8 anos. A vida pacífica e familiar se transforma quando ele é acusado do assassinato de Seda, colega de Ova, com quem já teve um pequeno atrito anteriormente. Seda é filha de um importante militar turco que quer fazer justiça a qualquer custo e pressiona o tribunal até que Memo seja condenado à morte. Sem nenhuma prova, Memo é preso e sofre atrás das grades. Antes que o pai seja executado, Ova precisa convencer a todos de que ele merece viver.

4) Parasita (Parasite, Coreia do Sul, 2019, Thriller, 132 min. De Bong Joon-ho) 



Vencedor do Oscar na principal categoria do prêmio deste ano, o filme sul-coreano de Bong Joon Ho, Parasita, fez história direcionando os holofotes para as produções desenvolvidas fora do centro hollywoodiano. A trama acompanha a família de Ki-taek, cujos membros estão desempregados e vivendo em um porão sujo e apertado. Eventualmente, surge para o rapaz a oportunidade de trabalhar para uma família rica como professor de inglês particular. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos desenvolvem um plano para se infiltrarem na casa, ocupando diferentes cargos, sem revelar o parentesco. No entanto, os segredos e mentiras necessários para essa ascensão social passam a custar caro.

5) Frozen II (Frozen II, EUA, 2020, Animação, 103 min. De Chris Buck e Jennifer Lee)



Superando o sucesso do primeiro filme da franquia, Frozen 2 é a animação de maior bilheteria de todos os tempos. O filme estreou em dezembro do ano passado, e leva o público à infância das irmãs Elsa e Anna. O pai conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes nos quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. No futuro, a revelação ajuda Elsa a compreender a origem de seus poderes e de sua mãe, no momento em que precisam resolver um mistério e a relação entre o reino de Arendelle e a tribo dos Northuldra. 

6) 1917 (1917, EUA/Reino Unido/Irlanda do Norte, 2019, Guerra, 118 min. De Sam Mendes)



Filmes de guerra têm recebido grande apreciação de críticos de cinema e das premiações ao longo dos anos. O longa 1917, dirigido por Sam Mendes, chegou para corroborar a qualidade da produção do gênero, ganhando grande aclamação na estreia em janeiro deste ano. O filme se passa na Primeira Guerra Mundial, em uma disputa entre o exército britânico e o alemão. Dois jovens cabos britânicos são encarregados de uma missão aparentemente impossível: precisam atravessar o território inimigo para entregar uma mensagem que pode salvar os colegas de uma emboscada e definir o resultado do conflito.

7) Nasce uma Estrela (A star is born, EUA, 2018,Drama, 135 min. De Bradley Cooper) 



Na semana do Oscar de 2019, o Google Trends e o YouTube também realizaram uma pesquisa de popularidade entre filmes e artistas indicados aos prêmios. O objetivo era descobrir quais deles lideram as preferências nos buscadores das ferramentas ao redor do mundo e no Brasil. Na época, o longa Nasce uma estrela foi o favorito nas buscas dos brasileiros, que revisitaram o filme este ano. Com direção e performance de Bradley Cooper, e estrelando a cantora Lady Gaga, essa é a quarta versão do clássico de sucesso, que acompanha Jackson Maine do auge e ao declínio da carreira como músico. Ao conhecer Ally, uma cantora insegura e talentosa, Maine se apaixona por ela e pelo talento da moça e decide ajudá-la a se tornar uma estrela da música. Ao mesmo tempo em que Ally desponta para o estrelato, Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. O filme ganhou o Oscar de melhor canção original com a música Shallow, composta por Lady Gaga, que também foi indicada como Melhor Atriz.


8) O poço (El hoyo, Espanha, 2019, Suspense/Thriller, 95 min. De Galder Gaztelu-Urrutia)



Marcado por metáforas e discussões sociológicas e políticas, O poço, da Netflix, tem um desfecho enigmático que deixa o público com um grande nó para ser desatado e pronto para discutir as possíveis interpretações sobre o que significa cada símbolo apresentado pelo diretor espanhol Galder Gaztelu-Urrutia ao longo do desenvolvimento. O filme se passa em um centro de detenção vertical. Cada nível comporta duas pessoas. Não se sabe ao certo quantos andares existem nesse prédio, apenas que os residentes dos superiores são privilegiados. Estes são os primeiros a ter acesso ao banquete servido todos os dias com as comidas favoritas de cada detento, em uma plataforma que desce entre os andares. Em contraponto, quanto mais abaixo, menos oportunidades de sobrevivência e de manter-se civilizado. Goreng (Ivan Massagué) é um detento voluntário, encarcerado com o objetivo de parar de fumar. Ao testemunhar as assombrosas falhas do sistema, se mobiliza na tentativa de mudar as regras.

9) Enola Holmes (Enola Holmes, Reino Unido/Irlanda do Norte, 2020, Mistério/Aventura, 123 min. De Harry Bradbeer)



Lançamento recente da Netflix, mais precisamente de setembro deste ano, Enola Holmes traz no elenco Millie Bobbie Brown (Stranger things), Henry Cavill (Homem de aço), Helena Bonham Carter (Alice através do espelho), Sam Claflin (Como eu era antes de você) e Louis Partridge (As aventuras de Paddington 2); e tem direção de Harry Bradbeer. O filme, baseado na série literária homônima de Nancy Springer, acompanha as aventuras da brilhante Enola Holmes, irmã mais nova de Sherlock Holmes, em busca de sua mãe que desaparece, aparentemente sem deixar vestígios, no aniversário de 16 anos da jovem. Ela recorre aos irmãos, mas percebe que estão pouco interessados em resolver o caso. Ao saber que será mandada para um internato, Enola foge para Londres para encontrar a matriarca. No caminho, conhece personagens memoráveis e descobre uma conspiração que pode alterar o rumo da história política do país.

10) Minha mãe é uma peça 3 (Minha mãe é uma peça 3, Brasil, 2019, Comédia, 111 min. De Susana Garcia)



Já um clássico da comédia nacional, dona Hermínia, personagem de grande sucesso de Paulo Gustavo, inspirada na mãe do ator, voltou às telonas pela terceira vez no final do ano passado. O filme é emocional e garante boas risadas e nostalgia quando dona Hermínia percebe que precisa se redescobrir e se reinventar, pois os filhos estão formando novas famílias. Marcelina está grávida e Juliano vai casar. A típica mãe brasileira então parte para novas aventuras, e conta com as irmãs para tentar aliviar a ansiedade. Para completar a confusão, Carlos Alberto, o ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve mudar-se para o apartamento ao lado. 

A Star Is Born

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação