Projeto cultural

Artistas de Brasília lançam projeto on-line para conectar público, arte e cidade

'Brasília: falando Dhi amor' é uma iniciativa da cantora Dhi Ribeiro e da escritora Gisele Gama, que reúne teatro, música, poesia, depoimentos e imagens da cidade, em uma proposta interativa e virtual

Correio Braziliense
postado em 23/12/2020 18:40
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Com proposta interativa e virtual, as artistas brasilienses Dhi Ribeiro e Gisele Gama lançaram um projeto que conecta pessoas aos pontos turísticos da capital federal. Brasília: Falando Dhi Amor reúne música, poesia, depoimentos e imagens da cidade, no ano do sexagenário, que foi marcado pela pandemia do novo coronavírus. O trabalho músico-poético é de reinvenção artística e também de homenagem.

A iniciativa, que surgiu de forma natural entre a cantora e a escritora, propõe um portal em 3D no qual as pessoas poderão experimentar um espetáculo virtual, ao mesmo tempo em que navegam por vídeos, imagens, depoimentos e histórias de Brasília. A apresentação do espetáculo será dividida em cinco atos. A história é um caso de amor entre um operário e sua companheira, e conta como esse amor influenciou a construção da nova capital do país.

“O ano do aniversário de 60 anos da cidade se aproximava e comecei a discutir com Dhi Ribeiro uma forma de demonstrar o quanto Brasília é acolhedora, no sentido pleno da palavra”, afirma Gisele, por meio de nota. Ela também revelou ter feito uma viagem longa e solitária que a fez enxergar o quanto era grata por ter sido criada em solo brasiliense.

Entretanto, quando finalmente amadureceram a ideia, o mundo precisou parar devido à pandemia. “Isso nos fez olhar para outras questões e pudemos viver as experiências de ver além, de acreditar nos sonhos e de trabalhar coletivamente. É isso que vamos mostrar neste espetáculo que reúne artistas incríveis com uma protagonista mais que especial: Brasília”, completa, ainda em nota.

Já Dhi, considera que a homenagem à cidade chega de forma inovadora. “Sabemos que os tempos atuais exigem distanciamento e que precisamos estar preparados para novas formas de enxergar o mundo. Queremos mostrar para o mundo que há outras formas de fazer turismo, conectando o coração de Brasília, como a arte, histórias, geografia e tecnologia, com outros corações”, completa a cantora por meio do texto.

Em cinco atos

Primeira etapa do projeto, o espetáculo será gravado no próximo domingo, 27 de dezembro, e se dará em cinco atos, que vão do início de Brasília até os dias atuais, contados pela história de Léo (e de sua amada), um operário e poeta que aceita o desafio de fazer parte da construção da nova capital. “No primeiro ato, procuramos falar daquilo que motivou a chegada de muitos candangos que deixaram suas famílias em suas terras natais. No segundo, falamos dos desafios de construir um sonho a partir do nada, enquanto a saudade aperta”, explica Gisele.

Já no terceiro ato, as artistas mostram, com imagens, poemas e músicas, uma Brasília concretizada, a cidade da esperança. “No quarto ato nós falamos de união e fé. Brasília é uma cidade mística, e nós queríamos mostrar que a fé realmente faz as coisas acontecerem. O quinto tem a palavra ‘gratidão’ como guia. É a poesia de poder enxergar aquilo que se construiu”, conta Dhi. Ainda de acordo com a nota de divulgação, o espetáculo promete uma surpresa, reservada para o ato final. O projeto ainda não tem data para lançamento ao público.

Gravação do espetáculo: dia 7, às 20h, no Auditório da Associação Médica de Brasília (AMBr), Setor de Clubes Esportivos Sul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação