MÚSICA

Dennis Dj lança disco com funk das antigas

Novo trabalho de Dennis Dj resgata faixas como 'Danada que vem' e 'Adultério'

Geovana Melo*
postado em 31/12/2020 07:48
Várias das músicas de Dennis Dj fizeram sucesso nas vozes de outros artistas -  (crédito: Robert Schwenck/Divulgação)
Várias das músicas de Dennis Dj fizeram sucesso nas vozes de outros artistas - (crédito: Robert Schwenck/Divulgação)

Os funks antigos embalaram momentos e estão eternizados na memória de muitos brasileiros. O passado e as novas percepções de sonoridade inspiraram o lançamento mais recente de Dennis Dj, Dennis das antigas. O projeto surgiu de uma brincadeira do carioca com a filha no TikTok.

Na plataforma, os dois dançavam os sucessos passados do produtor musical. "Percebi que muitas das minhas canções não estavam nas plataformas digitais e vi que as pessoas ficaram bem espantadas e surpresas ao descobrirem que eu tinha feito todas aquelas músicas que dançamos no TikTok. Aí dei uma remasterizada nelas e decidi relançar", conta Dennis.

Com Dennis das antigas, o artista homenageia a própria trajetória na música e a de grandes parceiros do funk. Em meio a batidas eletrônicas e beats de funk, o trabalho de 30 faixas revisita clássicos e explora a nostalgia do produtor e as do outro lado da linha, as do ouvinte. Estão no repertório Tô tranquilão, O tamborzão tá rolando, Adultério e Danada vem que vem, sucessos nas vozes de Mc Sapão, Mc Koringa, Bonde do Tigrão e Mc Marcinho, respectivamente.

Tudo começou em 1997, quando o jovem iniciou na gravadora Furacão 2000 — a principal responsável pela divulgação do funk carioca na década de 1990 e pela popularização do gênero pelo país. "Essas músicas representam toda a minha história como profissional e minha história no funk. Fiquei ouvindo e refletindo toda a luta. Os estúdios mais antigos eram bem inferiores aos que tenho hoje. Agora, tenho um estúdio com equipamentos mais profissionais, muito bons, como sempre sonhei. Naquela época, era mais precário. Mesmo assim saíam coisas bacanas. O hit estava ali, independentemente de equipamento. É muito bom olhar para trás e ver que a gente construiu uma história boa, que acertamos em várias músicas com vários artistas, alguns já faleceram, outros ainda estão aí, tem de tudo", relembra.

O projeto também traz uma retrospectiva do estilo musical carioca passando pelo melody, batidão, melódico e pop. O compositor ainda adianta que novos volumes serão lançados, visto que algumas faixas ficaram de fora. Muitas coisas mudaram desde o início da carreira. "O funk está 100% brasileiro. Em 1997, ele era influenciado pelos gringos, porque os beats ainda eram loops e samples de Miami Bass. Hoje, as bases são 100% brazuca, mas a minha vontade de estar fazendo um som e correndo atrás é a mesma", analisa.

Na expectativa pela vacina, após a imunização, Dennis rodará os quatro cantos do país com o show Baile Dennis das antigas. “Acho que merece, temos que festejar todos esses artistas e essas músicas que são eternas”, pontua o produtor, que, em janeiro, lançará uma parceria com Ludmilla e Xamã.

* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Dennis das antigas

De Dennis Dj. Pela Galerão records, 30 faixas. Disponível em todas as plataformas digitais.