Programa de tevê

Roda viva recebe escritor que previu pandemia do novo coronavírus

Autor do livro 'O contágio', publicado em 2012, David Quammen explica o segredo do trabalho que realiza. O programa vai ao ar na próxima segunda-feira (4/1), às 22h na TV Cultura e nas redes sociais

Correio Braziliense
postado em 31/12/2020 09:28 / atualizado em 31/12/2020 09:28
 (crédito: Gelse Montesso/ Divulgação)
(crédito: Gelse Montesso/ Divulgação)

Na próxima segunda-feira (4/1), o Roda Viva exibirá entrevista com o escritor David Quammen, autor do best-seller O contágio. O livro, publicado em 2012, analisa como os vírus têm pulado do mundo animal para os seres humanos nas últimas décadas. Em um dos capítulos, Quammen se debruçou sobre o coronavírus e alertou, na época, para a iminência de uma pandemia. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição do programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, site, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Ao Roda viva, Quammen explicou que o segredo do trabalho que realiza consiste em ir a diversos países para conversar com cientistas que podem antecipar situações de alto risco, como a provocada pela covid-19. David é autor de 15 livros, um deles sobre o vírus Ebola, e também escreve para jornais e revistas, como o The New York Times, National Geographic, Rolling Stone e The New Yorker. Com uma longa carreira literária, ganhou o prêmio da Academia Americana de Artes e Letras e conquistou três vezes o National Magazine Award, concedido pela Universidade de Columbia, em Nova York.

A bancada de entrevistadores é formada por Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP; Reinaldo José Lopes, jornalista de Ciência de Folha de S. Paulo; Carlos Orsi, editor-chefe da revista Questão de Ciência; Mariana Peixoto, jornalista do Estado de Minas; e Ricardo Alexino, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da USP. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação