Premiação

Minari, filme dos EUA, causa polêmica no Globo de Ouro, pela indicação

Ainda que a lista dos indicados ao Globo de Ouro só saia em fevereiro de 2021, o filme que acompanha coreanos em busca do sonho americano causou involuntária polêmica

Quase um ano depois da consagração no Festival de Sundance, em que capitalizou votos tanto do júri oficial quanto do público, o longa Minari, filmado no Oklahoma (Estados Unidos), começa a ser vítima de suposta retaliação, uma vez que, pelo olhar da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, se viu qualificado a disputar troféus da 78ª edição do Globo de Ouro, apenas no filão de melhor filme estrangeiro.

Com anúncio oficial dos concorrentes a ser feito dia 3 de fevereiro de 2021 (e festa de premiação está marcada para o dia 28 de fevereiro), o Globo de Ouro atravessa um verdadeiro massacre virtual, dadas as reações de profissionais que saíram em defesa de uma reconsideração para o caso de Minari, dirigido pelo americano Lee Isaac Chung, nascido no Colorado e um produto da empresa norte-americana A24. O longa trata justo da adaptação de uma família de coreanos à vida interiorana nos Estados Unidos. A base para o enquadramento do filme como estrangeiro está no fato de mais de 50% dos diálogos serem em língua diversa do idioma inglês.

Na internet, personalidades recorreram ao exemplo do aspecto multicultural de títulos como Me chame pelo seu nome, Bastardos inglórios e Babel, alinhados, no passado, nas categorias centrais do Globo de Ouro. Celebrada diretora de A despedida, fita do ano passado, a chinesa Lulu Wang declarou que viu em Minari um filme "extremamente americano". Wang é a conhecida cineasta que tem como companheiro Barry Jenkins, diretor de Moonlight, título que levanta bandeiras contra preconceitos e que venceu prêmios Oscar nas categorias de filme, roteiro e ator coadjuvante. À frente da personagem Fennec Shand (da série The mandalorian), a atriz chinesa Ming-Na Wen (vista ainda em Agentes da S.H.I.E.L.D.) também saiu em defesa da reclassificação de Minari.