Protesto

Por falta de negros em categoria, indicados recusam participar do Grammy

Em carta escrita pelos artistas Okee Dokee Brothers, Dog on Fleas e Alastair Moock e encaminhada à Recording Academy, três dos cinco indicados recusaram a premiação, exigindo diversidade

Victória Olímpio
postado em 05/01/2021 16:57 / atualizado em 05/01/2021 17:00
 (crédito: GABRIEL BOUYS/AFP)
(crédito: GABRIEL BOUYS/AFP)

O Grammy 2021 terá uma quantidade menor de artistas indicados ao prêmio de melhor álbum infantil. O motivo? Um protesto pela ausência de negros na categoria. Dos cinco artistas indicados, três recusaram as nomeações e pediram ainda que os fãs não votassem neles.

"Ontem, os Okee Dokee Brothers, Dog on Fleas e eu (Alastair Moock) escrevemos o anexo à Recording Academy, recusando respeitosamente nossas nomeações e pedindo que nossos nomes sejam removidos da votação final. Não recebemos resposta - independentemente disso, pedimos aos eleitores que não votem em nós", escreveu a banda Alastair Moock em publicação no Twitter.

Agora, a disputa pelo Grammy será apenas entre a cantora Joanie Leeds, com o álbum All the Ladies e o cantor Justin Roberts, com Wild Life. Leed aponta que não desistiu pela mensagem que o álbum passa: "Eu não recusei porque meu álbum é sobre empoderar mulheres jovens. Eu tenho 20 mulheres no meu álbum. Então, para nós, seria ir contra a nossa mensagem".

Segundo a carta, a indicação de apenas brancos para a categoria —e dos quais só um é mulher— não configura uma aberração no cenário da música infantil, já que, nos últimos dez anos, só 6% das indicações tinham liderança ou coliderança de pessoas negras e cerca de 30% eram lideradas por mulheres: “Esses números seriam decepcionantes em qualquer categoria, mas, num gênero cujos artistas têm a tarefa única de modelar justiça, bondade e inclusão, os números são inaceitáveis”.

Segundo a rádio americana NPR, a diretora de diversidade, equidade e inclusão da academia do Grammy, Valeisha Butterfield Jones, disse que a instituição tem trabalhado para aumentar a diversidade entre os membros da academia e nos comitês de indicação. “Somos uma instituição que está pronta para mudanças, mas os desafios que enfrentamos não são exclusividade nossa, ou da nossa indústria”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação