Música

MC Carol lança 'Levanta mina', música em que questiona os padrões estéticos

Faixa foi escrita por MC Carol sobre as próprias experiências sendo uma mulher negra e gorda. Canção foi lançada nas plataformas digitais acompanhada de um clipe

Adriana Izel
postado em 15/01/2021 11:59
 (crédito: Afroafeto/Divulgação)
(crédito: Afroafeto/Divulgação)

A funkeira MC Carol trouxe a própria experiência como mulher negra e gorda na faixa Levanta mina, que lançou nesta sexta-feira (15/1) nas plataformas digitais acompanhada de um clipe no YouTube. Na canção, composta por ela em parceria com a DJ Thai, a artista fala sobre como é preciso buscar a autoaceitação e o amor próprio em meio ao preconceito causado pelos padrões estéticos impostos pela sociedade.

"Acho que essa música eu fiz mais pra mim do que para os outros. Eu tava num momento complicado. Porque mesmo a gente se aceitando e se gostando, a gente vive num mundo muito preconceituoso. Então a gente sofre pela forma como a gente é e acaba se deprimindo", explica a artista em entrevista ao Correio.

Por isso, na música MC Carol busca a abordagem da autoestima ao cantar frases como "vou mostrar que ser gorda e negra é virtude, levanta a sua cabeça, você não pode parar" e "se valorizar não é querer ser melhor do que ninguém, é entender que você não é pior do que ninguém". Outra intenção da funkeira é compartilhar que as dores das mulheres são muito parecidas, mesmo em que em nível diferentes.

Representatividade no clipe

Ela também diz que a falta de representatividade a incomoda. "Nada é igual para gente. A gente não vê mulher preta e gorda na novela, nas passarelas. E hoje estamos refletindo muito sobre isso. Entra ano e sai ano e você sabe que seu perfil não estará lá. Isso acaba te deprimindo aos poucos, mesmo você se amando", completa.

Por isso, MC Carol fez questão de fazer um clipe plural, com mulheres que costumam ser alvo de críticas da sociedade. "Tive ajuda da minha equipe, uma equipe de mulheres prestas. Estou falando com várias mulheres, mas também comigo", afirma.

Participam Dani Lima, Mapoua, Rih de Castro, Samanta (Sassá) Quadrado, Niedya Ramos, Bia Marques, Virginia Santos (escultora), Mariane Martins (desenhista) e Giulia Maria Reis (pintora). O material tem ainda a participação de MC Elis nos imagens e nos vocais. O clipe teve direção de Mariana Jaspe, com concepção de Ana Paula Paulino.

Levanta mina é o primeiro trabalho de MC Carol do projeto Black Voices, uma iniciativa internacional do YouTube que dá visibilidade a artistas negros. No Brasil, a funkeira foi selecionada ao lado de Urias, Rael e Péricles. "Ainda estou sem entender como estou entre essas quatro pessoas do Brasil", diz. A faixa também faz parte do próximo trabalho da artista, o álbum Borogodó.

Assista ao clipe de Levanta mina, de MC Carol

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação