Literatura

Coletivo de São Sebastião realiza vaquinha virtual para construir biblioteca

As Sebastianas - Território Cultural pretender arrecadar R$ 15 mil até 15 de fevereiro para transformar uma loja em biblioteca em São Sebastião

Correio Braziliense
postado em 18/01/2021 11:57 / atualizado em 18/01/2021 14:17
 (crédito: Facebook/ Reprodução)
(crédito: Facebook/ Reprodução)

O coletivo As Sebastianas - Território Cultural realiza um financiamento coletivo para construir uma biblioteca a partir de uma loja que alugou em São Sebastião. A meta é arrecadar R$ 15 mil até 15 de fevereiro. O preço engloba reformas, equipamentos e itens úteis para o espaço que receberá o nome de Exu do absurdo.

Além de contribuir com a construção e a reforma da biblioteca, o financiamento coletivo, segundo As Sebastianas, também é uma campanha que visa consolidar um espaço de cultura, arte e educação. Exu do absurdo será um local alternativo para a população negra, LGBTQIA+, periférica entre outras.

A Biblioteca Exu do Absurdo terá estrutura para reuniões, cineclube, sarau, exposições como também comportará um café e uma loja colaborativa com produtos locais. O nome do espaço é em homenagem a Ray Cruz, que foi um poeta de São Sebastião, criador do Exu do absurdo, performance artística que expressava as dores do racismo cotidiano.

O coletivo As Sebastianas - Território Cultural é formado por mulheres residentes da região administrativa São Sebastião, que tem o objetivo promover atividades culturais públicas, convívio comunitário e resgatar saberes artísticos da região. Em novembro de 2020, elas realizaram a primeira live com os artistas da cidade e outras atividades.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação