Oficinas

Mulheres do coletivo Radialivres ministram oficina de rádio e podcast

A oficina on-line 'Fazendo rádio e podcast' ocorre entre 25 e 28 de janeiro, com aulas gratuitas sobre produção de áudio, com foco em prestação de serviços e disseminação de informações

Correio Braziliense
postado em 18/01/2021 19:22
 (crédito: Radialivres/Divulgação)
(crédito: Radialivres/Divulgação)

O coletivo Radialivres apresenta, entre 25 e 28 de janeiro, a oficina Fazendo rádio e podcast, com o intuito de trazer informações sobre produção de áudio, com foco em prestação de serviços, disseminação de informações úteis, cultura, arte e música. Serão quatro aulas ministradas, em formato on-line, por profissionais atuantes no mercado radiofônico. Os interessados podem se inscrever por meio do link, para em seguida receber o acesso e mais informações sobre a programação do evento.

Com o intuito de ampliar o alcance e as ações de rádio e podcast, as jornalistas Fabiane Pereira, Sarah Mascarenhas, Marilia Feix e a radialista Gabriele Alves falam durante duas horas, das 19h30 às 21h30, uma a cada dia, sobre os princípios básicos do jornalismo e do radialismo. Entre os assuntos abordados no roteiro da oficina estão ética, produção, entrevistas, o atual papel dos profissionais da música na era digital, novos produtos, comercialização, e outros desdobramentos.

Confira a programação

Encontro 1, em 25 de janeiro

Fabiane Pereira
Fabiane Pereira (foto: Arquivo pessoal)

Com Fabiane Pereira, sobre jornalismo musical: princípios básicos (ética, formação, responsabilidade) e contextualização (histórico, veículos tradicionais, mídias sociais, Youtube); mídia comparada: apresentação de matérias com os mesmos artistas em diferentes veículos (tradicionais e novas mídias); entrevista: importância, formação embrionária e ramificações; audição de entrevistas: tevê, rádio, jornal, YouTube (artistas jovens e veteranos); crítica musical: a dinâmica de falar sobre o trabalho de um artista, critérios, importância atual da crítica na era digital e gosto pessoal; curadoria musical: critérios e embasamento; jornalismo musical em constante evolução: transformações na era digital; multiplataformas: novas formas de consumir música e informação; e, por fim, crossmedia.

Encontro 2, em 26 de janeiro

Gabriele Alves
Gabriele Alves (foto: Arquivo pessoal)

Com Gabriele Alves, que fala sobre curadoria musical para rádio: a seleção musical comunica. Para ilustração deste tópico, ela compartilha o caso da Frei Caneca FM de Recife, durante seu período de programação experimental e a recepção dos ouvintes diante da transmissão de conteúdo exclusivamente musical na emissora; a função política da seleção musical; trabalho na prática de curadoria e avaliação; transformação de unidade em conjunto: a seleção musical é feita a partir da união de diferentes ideias e pessoas a partir de um olhar criterioso e criativo de quem programa para que o consumo seja agradável e fidelize a audiência.

Encontro 3, em 27 de janeiro

Marília Feix
Marília Feix (foto: Arquivo pessoal)


Com Marília Feix, para entender sobre produção e práticas técnicas dos podcasts: dicas básicas para captação de voz, utilizando com mais eficácia o que você já tem em casa ou para investir a baixo custo; como gravar entrevistas à distância, sem perder a qualidade do som; o mundo ilimitado da edição: os processos de edição e equalização são muito importantes para o conteúdo final; como otimizar tarefas por meio de um software livre e descomplicado; como fazer para chegar em mais ouvidos?; como lidar com a concorrência entre as distribuidoras de podcasts e as transformações do mercado; diversas maneiras de distribuir um podcast; podcasts para marcas: quais são as principais networks de podcasts do brasil e do mundo? o que elas estão fazendo?

Encontro 4, em 28 de janeiro

Sarah Mascarenhas
Sarah Mascarenhas (foto: Arquivo pessoal)

Com Sarah Mascarenhas, sobre assessoria de imprensa musical: os diferentes formatos de divulgação, tendo por base as práticas do jornalismo musical (texto, áudio, vídeo, memes e a projeção nas redes sociais e plataformas de streaming); prática de entrevista; crítica musical; panorama sobre cobertura de eventos e produção de release. Os participantes poderão falar sobre música, seja sob a ótica da redatora, radialista/podcaster, youtuber/apresentadora, crítica, curadora, assessora, produtora ou pelas impressões da artista.


Serviço
Oficina Radialivres - Fazendo rádio e podcast
Inscrições pelo link. De 25 a 28 de janeiro de 2021. Das 19h30 às 21h30. Oficina sobre rádio e podcast ministrada em formato on-line por quatro profissionais atuantes no mercado radiofônico. São elas: Fabiane Pereira, falando sobre jornalismo musical; Gabriele Alves, sobre curadoria musical para rádio; Marília Feix, que trata de produção e técnicas relacionadas aos podcasts; e, por fim, Sarah Mascarenhas, que conversa sobre assessoria de imprensa musical. Gratuito. Link para participação será enviado após a confirmação da inscrição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Fabiane Pereira
    Fabiane Pereira Foto: Arquivo pessoal
  • Gabriele Alves
    Gabriele Alves Foto: Arquivo pessoal
  • Marília Feix
    Marília Feix Foto: Arquivo pessoal
  • Sarah Mascarenhas
    Sarah Mascarenhas Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação