Premiação

'Bom dia, Verônica' é a grande vencedora do melhores do ano da APCA

Série da Netflix com Camila Morgado, Tainá Muller e Eduardo Moscovis, 'Bom dia, Verônica' é reconhecida em três categorias do 64º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)

Correio Braziliense
postado em 19/01/2021 11:22 / atualizado em 19/01/2021 11:22
 (crédito: Netflix/Divulgação)
(crédito: Netflix/Divulgação)
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou, na noite desta segunda-feira (18/1), a lista dos melhores de 2020 nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. Neste ano, por causa dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, as áreas optaram pela realização de uma premiação com menos categorias, em caráter de excepcionalidade.
"Em 2020, as artes enfrentaram a pior de suas crises estruturais dos últimos tempos: política e de saúde pública. A união de nossos artistas provou mais uma vez que juntos somos mais fortes e que sempre sairemos vencedores. Tudo isso acabou oferecendo aos críticos da APCA um outro olhar para a produção artística, agora com o território ampliado pela virtualidade", disse Celso Curi, presidente da APCA.
Entre os vencedores, nomes que se destacaram como o Padre Júlio Lancellotti e a cantora Teresa Cristina, eleita artista do ano. Na categoria música, também foram contemplados Caetano Veloso, pela melhor live, e Jup do Bairro, como artista revelação.

A exposição Egito Antigo, próxima a desembarcar no Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília (CCBB/DF), foi eleita a melhor mostra internacional, e a performance Marcha a ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem, ganhou na categoria Fronteiras da arquitetura.

No audiovisual, o longa M8 - Quando a morte socorre a vida, de Jeferson De, foi reconhecido como melhor filme e Bom dia, Verônica, produção original da Netflix, levou três indicações: melhor atriz, pelo trabalho de Camila Morgado; melhor ator, pela interpretação de Eduardo Moscovis, e dramaturgia.

A Rede Globo também saiu vitoriosa. A emissora carioca foi reconhecida pelo programa Conversa com Bial, e o humorista Marcelo Adnet pelo Sinta-se em casa. Além disso, a atriz Tatiana Tibúrcio levou o prêmio de melhor atriz junto com Camila Morgado pelo trabalho em Falas negras.
A cerimônia e formato de entrega do troféu a todos os artistas contemplados neste Prêmio APCA, a 64ª. Premiação da entidade, ainda não foram definidos.

Veja a lista de ganhadores:

ARQUITETURA
Obra de Arquitetura: Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41
Fronteiras da Arquitetura: Marcha a ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem
Urbanidade: Padre Júlio Lancellotti
Votaram: Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh, Renato Anelli.
ARTES VISUAIS
Exposição Internacional: Egito Antigo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)
Atividade Cultural: IAC - Instituto de Arte Contemporânea que, ao comemorar 20 anos de excepcional atuação, inaugurou sua nova sede
Arte/Tecnologia: MIS Experience com a mostra Leonardo Da Vinci - 500 Anos de um Gênio
Votaram: Antonio Zago, Bob Sousa, Dalva Abrantes, José Henrique Fabre Rolim, João J. Spinelli, Silvia Balady e Ricardo Nicola.
CINEMA
Longa-metragem: M8 - Quando a morte socorre a vida, de Jeferson De
Longa-metragem: Sertânia, de Geraldo Sarno
Média-metragem: Sete dias em maio, de Affonso Uchoa
Votaram: Flávia Guerra, Orlando Margarido e Walter Cezar Addeo.
DANÇA
Criação: Silêncio, vídeo performance de Eduardo Fukushima e Sérgio Roizenblit
Difusão: Programação de Dança do FarOFFa - Circuito Paralelo de Artes de São Paulo, e do FarOFFa no sofá
Ação de formação: Ayodele Balé, escola de formação em danças preferencialmente para pessoas negras e as não negras de baixa renda
Ação de sustentabilidade: Senadora Benedita da Silva e Deputada Federal Jandira Fegalli, pelo trabalho em prol da elaboração, votação e regulamentação da Lei Aldir Blanc, garantindo condições emergenciais de sustentabilidade para a cadeia produtiva da dança
Prêmio especial: 80 Anos da EDASP - Escola de Dança de São Paulo
Votaram: Cássia Navas, Henrique Rochelle, Iara Biderman e Yaskara Manzini.
LITERATURA
Trabalho editorial: Gita Guinsburg, pelas realizações à frente da Editora Perspectiva - refletindo a resistência de todas as editoras no contexto da pandemia
Difusão de literatura brasileira: Bel Santos Mayer, pela propagação de literatura brasileira contemporânea - e mediação de leituras - durante a pandemia, valendo-se de meios aplicados a propostas de isolamento social
Difusão de literatura brasileira no exterior: Nara Vidal, pela revista digital Capitolina Books, que difunde literatura brasileira - on-line, bilíngue (português / inglês) e gratuita - no exterior
Votaram: Amilton Pinheiro, Felipe Franco Munhoz, Gabriel Kwak e Ubiratan Brasil
MÚSICA POPULAR
Artista do ano: Teresa Cristina
Artista revelação: Jup do Bairro - "Corpo sem Juízo"
Melhor live: Caetano Veloso
Melhor disco: "Rastilho", Kiko Dinucci
Votaram: Adriana de Barros, Alexandre Matias, José Norberto Flesch, Marcelo Costa, Pedro Antunes e Roberta Martinelli.
RÁDIO
Valorização do rádio: Luiz Fernando Magliocca , que esteve ligado a momentos importantes do rádio, desde os anos 70
Profissional do ano: José Eduardo Piedade Catalano , mais antigo radialista profissional na ativa, que comemorou 72 anos de trabalho, na apresentação de programas na Rádio Difusora de Santa Cruz do Rio Pardo/SP
Podcast: Atenção, silêncio no ar - Criação, produção e apresentação do radialista, César Rosa. Em pauta, a história do rádio FM paulistano.
Votaram: Fausto Silva Neto, Marcelo Abud, Marco Antônio Ribeiro e Maria Fernanda Teixeira
TEATRO
Espetáculo: Bertoleza, Direção e adaptação: Anderson Claudir; Texto final: Anderson Claudir e Le Ticia Conde
Espetáculo virtual: Peça, com concepção e atuação Marat Descartes e direção de Janaina Leite
Prêmio especial: Série Cena inquieta em 26 episódios dirigida por Toni Venturi com curadoria de Silvana Garcia sobre teatros de grupo brasileiros
Votaram: Celso Curi, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinício Angelici.
TEATRO INFANTO-JUVENIL
Prêmio especial da quarentena 2020 por levar ao meio digital, de forma criativa e dinâmica, duas séries lúdicas com interação online de crianças: Grupo Esparrama (Diz aí? e Vamos brincar?)
Prêmio especial da quarentena 2020 por levar ao meio digital, de forma interativa, com atuação online do próprio público, uma aventura policial voltada para o público jovem: Caso Cabaré Privê - texto e direção de Pedro Granato, com a Cia. Pequeno Ato
Prêmio especial da quarentena 2020 por levar ao meio digital, no formato pré-gravado, três espetáculos recentes de seu repertório, completamente reescritos e reeditados, levando em conta as especificidades da linguagem audiovisual: Trilogia Olho Mágico, da Cia. Delas, com direção de Thaís Medeiros (Ep. 1 - Caroline Lucretia Hershel / Ep. 2 - Maria Sibylla Merian / Ep. 3 - Mary Anning)
Votaram: Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa.
TELEVISÃO
Atriz: Camila Morgado (Bom Dia, Verônica/ Zola Filmes-Netflix) e Tatiana Tibúrcio (Especial Falas Negras/TV Globo)
Ator: Eduardo Moscovis (Bom Dia, Verônica/ Zola Filmes-Netflix)
Dramaturgia: Bom Dia, Verônica (Zola Filmes-Netflix)
Programa: Conversa com Bial (TV Globo)
Humor: Marcelo Adnet - Sinta-se em Casa/Globoplay
Destaque do ano: CNN Brasil
Votaram: Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Leão Lobo, Neuber Fischer, Paulo Gustavo Pereira e Tony Goes.
*Com informações da Agência Estado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.