Fotografia

'Anjos': série fotográfica homenageia profissionais da linha de frente

Produzida pelo fotógrafo brasiliense Adriano Gonçalves em maio de 2020, as imagens retratam profissionais da saúde e da segurança pública do Rio Grande do Sul que atuam no combate à pandemia da covid-19

Correio Braziliense
postado em 25/01/2021 16:03 / atualizado em 25/01/2021 16:03
 (crédito: Adriano Gonçalves)
(crédito: Adriano Gonçalves)

O artista brasiliense Adriano Gonçalves produziu uma homenagem aos profissionais da linha de frente no combate à pandemia da covid-19. É a série fotográfica Anjos. Nela, foram fotografados profissionais da saúde e da segurança pública, como: bombeiros, policiais militares, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A primeira exposição das obras ocorreu em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde o artista mora atualmente. Desde novembro, a série está exposta na Rodoviária de Florianópolis, onde segue até 9 de fevereiro.

Anjos à mostra

Além da exposição física, Adriano também publicou as imagens nas redes sociais, causando grande comoção no público de todo o país. Além de reconhecer os esforços nos serviços prestados por essas pessoas, o objetivo é gerar consciência na população sobre a importância do uso das máscaras e outros recursos de prevenção, como o isolamento social e a higienização.

Representando os anjos e heróis de todo o país, que vêm combatendo o novo coronavírus desde março do ano passado, as imagens foram produzidas em maio de 2020, com trabalhadores das cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. “Durante a produção fotográfica, era notória a tensão nos olhos de cada profissional, entretanto, todos se mostraram preparados para o que estava por vir”, escreveu o Adriano, em nota de divulgação. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o autor explicou que esse trabalho é dedicado àqueles profissionais que "estão se doando de corpo e alma por todos nós". 

A partir da representação desses profissionais como anjos, em um trabalho de luz, sombra e realismo, o artista possibilitou que a homenagem tivesse também um caráter de incentivo e de educação social. Após a mostra, as ampliações das fotografias serão encaminhadas para as unidades de saúde do Rio Grande do Sul para a criação de um memorial.

 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação